Projeto Brincar, Brincar, Brincar promove transmissões ao vivo para escolas de Manaus
O projeto “Brincar, Brincar, Brincar”, contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018, da Prefeitura de Manaus, promoveu, de 10 a 25 de setembro, 20 transmissões ao vivo do espetáculo de teatro infantil “Brincar, Brincar, Brincar”, para 10 escolas públicas municipais de Manaus. No total, as transmissões obtiveram mais de 2.000 acessos.
A equipe do projeto contatou a Secretaria de Educação do município que inseriu a atividade no calendário das escolas. Os links foram enviados para os responsáveis de cada unidade e divulgados para as famílias e estudantes. Assim, as crianças puderam acompanhar de casa um divertido espetáculo.
“Brincar, Brincar, Brincar” aborda, através da história de cinco crianças, temas como: a importância da brincadeira, do consumo sustentável, da natureza e das riquezas culturais de nosso país. Lica, Kiko, Guiga, Luna e Nano são crianças vizinhas acostumadas a brincar na rua e na floresta todos os dias. De repente surgem na vida de três delas misteriosos elementos que alteram a rotina da garotada. Os amigos Lica e Kiko entram numa aventura para resgatar as outras crianças.
Foram contempladas as seguintes unidades: E. M. Tereza Rosa Aguiar Abtibol, E. M. Prof.ª Maria Lira Pereira, E. M. Izabel Angarita, E. M. Leonor Uchoa de Amorim, E. M. Alberico Antunes de Oliveira, E. M. Desembargador Candido Honório Ferreira, E. M. Nossa Senhora Da Paz – Urbana, E. M. Prof.ª Maria Leide Amorim, E. M. Padre Mauro Fancello e E. M. Engenheiro João Alberto Menezes Braga.
O projeto conta com Ligia Ferreira como atriz, escritora, oficineira e produtora executiva e Flávio Araújo, como músico, compositor, sonoplasta e produtor executivo.
Ligia afirma que obtiveram um retorno bastante positivo por parte das escolas e estudantes através do envio de fotos e vídeos dos espectadores assistindo e interagindo com a apresentação. Este fato destacou a importância da realização do projeto, sobretudo no período de incertezas causado pela pandemia.
Foi realizada ainda, como contrapartida, de 16 a 30 de outubro, a oficina “Narrativas Cênicas”, voltada à criação e narração de histórias, de forma online, para educadoras e educadores da rede municipal de ensino de Manaus. Os professores criaram e narraram suas próprias histórias que poderão ser apresentadas ou trabalhadas junto aos alunos posteriormente, revelando o caráter multiplicador do projeto.
A equipe destaca a importância do Prêmio Manaus de Conexões Culturais para a realização de ações culturais como essa para a população manauara. Agradece ainda à Secretaria de Educação, às escolas, aos participantes da oficina e, sobretudo às crianças pelo acolhimento que permitiu o sucesso de projeto.
Fonte