Plano de ação de Estágio em Gestão Educacional da UFAM – Humaitá

 Orientação profissional na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Humaitá-AM, Contribuições Acadêmicas
Um grupo de acadêmicas do curso de Pedagogia vinculadas ao Instituto de Educação Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM) – campus de Humaitá-AM, sob coordenação da Profª Drª Rosimeri da Silva Pereira, realizaram um plano de ação fruto das atividades da disciplina de Estágio em Gestão Educacional, cujo intuito foi fomentar uma discussão junto aos estudantes de ensino médio da EJA matriculados na Escola Estadual Duque de Caxias sobre a complexidade que envolve a escolha profissional e consequentemente a opção pelos cursos de formação profissional local, regional e nacional.
As acadêmicas observaram no relato de alguns estudantes o franco interesse pela realização de discussões sobre a escolha profissional, já que boa parte da classe estudantil identifica a importância da orientação sobre a carreira profissional e a escolha de cursos, seja no nível técnico ou cientifico durante o período escolar.
DSCF0109
No município de Humaitá, atualmente, verifica-se a instalação de pelo menos duas unidades de ensino público superior – a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a UFAM, além do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) que oferece ensino técnico profissionalizante recentemente instalado em nossa cidade. A questão que se coloca neste caso é: – saber se a recente comunidade de estudantes de ensino fundamental e médio está sendo preparada para efetuar suas escolhas profissionais no futuro, sejam elas de formação técnica ou acadêmica. O grande desafio hoje é o de reconhecer se a oferta de cursos na cidade já atende ao interesse da demanda local ou regional, ou se ainda nossos estudantes terão que sonhar com uma formação externa, seja ela na capital ou fora dela. Nesse sentido, a palestra proferida pelas acadêmicas Vanézia Façanha de Barros, Annanda Rayane Santos de Azevedo e Daniele Tavares Prata teve por objetivo prestar informações ocupacionais, divulgando os vários aspectos das profissões existentes, além da discussão sobre as opções de cursos técnicos e superiores presentes na cidade de Humaitá, visando subsidiá-los na escolha de uma carreira profissional.

 
A realização da palestra sob supervisão da professora Rosimeri gerou o levantamento de novas questões sobre a formação profissional e o mercado de trabalho na cidade e contou com a participação de gestores, professores, estudantes e a sociedade civil. A diretora da escola, professora Laura Leão, deu destaque sobre a importância de dedicação aos estudos do ensino médio, bem como da sua continuidade nos cursos de formação técnica ou superior, já que em todo tempo a região sofre com a chegada de jovens recém-formados e qualificados de outras cidades para ocupar cargos disponíveis que exige certas competências e titulações.
Tal ação acabou se transformando numa franca oportunidade propositiva frente às situações-problema do cotidiano escolar que é a preocupação com a formação do cidadão e do futuro profissional que contribuirá com o desenvolvimento local e regional. A proposta que surge daqui pra frente se configura na possibilidade de organização de um Projeto de Extensão que deverá acolher os desafios estudantis e a orientação profissional nas escolas de ensino fundamental e médio.
 
rosimeri
Rosimeri da Silva Pereira – é Doutora em Educação com ênfase em História da Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela UFRJ e atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas- Campus Humaitá e atua nas seguintes áreas: Sociologia Geral na perspectiva da Engenharia Ambiental, Sociologia Rural e Sociologia da Educação. Desenvolve atividades de Orientação, Pesquisa e Extensão junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão, Socioeconômica e Agroecologia – NUPEAS/UFAM bem como ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos e Educação – NEPDHE/UFAM. É membro do Grupo de Pesquisa Nacional – HISTEDBR (História Educação e Sociedade) – GT Campinas/UNICAMP. Atua na Coordenação Geral de Estagio Supervisionado dos cursos de Licenciatura Plena e Bacharelado além das seguintes áreas Formação Socioeconômica e Desenvolvimento Regional, Práticas de Ensino, Formação Continuada, Educação Profissional, Avaliação da Aprendizagem, Didática, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Políticas Públicas Educacionais e História e Sociologia da Educação Brasileira.
 
Barrancas Seu Portal de Notícias

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.