Festa em honra à nossa Senhora Imaculada Conceição

O culto à Imaculada Conceição no Brasil teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D. Pedro I. Já no despontar do século XX o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

FESTEJO

Nesta terça-feira (8) os humaitaenses celebram o dia Oficial da Padroeira de Humaitá e do Amazonas, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Na cidade amazonense, Princesa do Madeira, a padroeira peregrina atrai milhares de romeiros e devotos vindo de diversas partes das comunidades ribeirinhas e do país, para festejar em uma grande cerimônia sagrada, com adoração, procissão e missa na Catedral.
A missa campal será na Orla da Cidade, por volta das 18:00h, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Merkel. A importância cultural de devoção à santíssima remonta aos primórdios da família do Fundador da cidade, Francisco Monteiro, que incentivou e levara a fé nas diferentes comunidades do interior humaitaense, através do Terço e romaria. Após, a reforma e ampliação da Igreja, transformada em Catedral, o Bispo Dom Miguel D’Aversa em 1970, consagrou-a, através do Divino Espírito Santo, como Nossa Senhora da Conceição.
Desde então, a celebração tomou proporções inimagináveis de fé, culto e devoção, se tornando umas das comemorações mais importantes do município de Humaitá/AM, atraindo diversos familiares e filhos desta terra querida que aproveitam a oportunidade para visitar parentes e amigos. O momento festivo é propício para agradecer as bênçãos recebidas pelo Arquiteto do Universo, através da vivacidade e espiritualidade da fé. Desde já, como devoto, conclamo às bençãos a todos nossos conterrâneos e visitantes ilustres dessa amada cidade.

Texto: Dr. Terrinha

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.