Dicas para economizar em casa durante o confinamento
Durante o confinamento para combater a propagação da pandemia do coronavírus, também é possível economizar e também contribuir para a sustentabilidade do planeta. Agora, mais do que nunca, use apenas o papel necessário para o teletrabalho, reduza o consumo de alimentos que vêm em plásticos ou coloque redutores de fluxo nas torneiras do banheiro.
Além disso, com alguns pequenos gestos, você poderá economizar nas despesas domésticas e ter maior controle do seu dinheiro. Quer saber como?
1. No local habilitado para o teletrabalho, é aconselhável evitar o uso de papel desnecessário para anotações, opte por ferramentas digitais. Outra boa prática é imprimir apenas o estritamente necessário ou usar papel reciclado. Quando terminar o teletrabalho, não se esqueça de desligar o computador e o restante dos dispositivos, além de desconectá-los para que não continuem consumindo energia.
Saiba como economizar energia com o teletrabalho.
2. Os eletrodomésticos representam um item importante dos gasto do seu lar. Criar bons hábitos na cozinha para reduzir seu consumo é fundamental, especialmente agora que você passa tanto tempo em casa e o hábito de cozinhar aumentou.
3. O forno é um dos eletrodomésticos que mais gasta eletricidade, enquanto que o uso do microondas gasta entre 60 a 70% menos. Além disso, ao cozinhar no forno, é recomendável não abri-lo, pois perde cerca de 20 graus de temperatura e consome mais para se.
4. Quanto ao refrigerador, é aconselhável manter 5º para refrigeração e -18º para congelamento. Além disso, ter uma lista do que comer todos os dias permite que você não abra a geladeira muitas vezes e economize com esse pequeno gesto.aquecer a comida novamente.
5. Reduza o consumo de sacolas plásticas e opte por outros tipos ao fazer compras e por tuppers, talheres e utensílios de mesa reutilizáveis.
Ao passar mais tempo em casa, é importante também verificar as condições do isolamento da casa e verificar se a temperatura externa realmente não nos afeta. Uma casa com boas janelas e sistemas de isolamento permite economizar até 30%.
Anote ainda estas dicas:
1. Para lavar a roupa, é aconselhável optar por ciclos curtos de lavagem e água fria ou morna com carga total, embora agora como medida para combater o coronavírus, seja recomendável lavar tudo a mais de 60 graus. Além disso, evitar o uso do secador e secar a roupa ao ar livre também economizará dinheiro e será mais fácil de gerenciar pois agora passa mais tempo em casa.
2. Aproveite ao máximo todas as horas de sol com as cortinas e persianas abertas para que a luz natural entre e apague sempre a luz se você não estiver em uma sala. Também é recomendado o uso de lâmpadas LED de baixo consumo, pois permite reduzir a sua conta da energia.
Com essas práticas simples e simples, o consumo doméstico pode ser bastante reduzido para evitar grandes surpresas nas contas, que terão um aumento devido ao número de horas que passamos em casa devido ao coronavírus.