Casa das Artes inaugura Sala de Exposições para alunos do Liceu Claudio Santoro
Manaus -AM: Mostra de estreia será uma coletiva das turmas de Formação Artística e História em Quadrinhos
Com a proposta de oferecer um espaço para que alunos dos cursos avançados do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresentem suas obras, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) inaugura, nesta sexta-feira (13/09), às 19h, a Sala de Exposições do Liceu na Casa das Artes (rua José Clemente, 564, Centro). O evento terá entrada gratuita.
Para o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o novo espaço será uma vitrine do Liceu, berço de grandes talentos do Amazonas. “Teremos um local para mostrar à sociedade a qualidade das produções desenvolvidas e o crescimento artístico dos alunos”, afirmou.
Cristóvão Coutinho, diretor de Galerias da SEC, destaca que o espaço aproximará os alunos do público. “É uma iniciativa muito importante, porque vai aproximar o aluno, futuro artista, do público, pois o local tem uma grande circulação de pessoas interessadas em arte, além de possibilitar a experiência de expor o trabalho, que é um grande incentivo para quem quer ser artista”, comenta.
A mostra de estreia será “Entre Nós”, uma construção coletiva de 12 alunos das turmas de Formação Artística e de História em Quadrinhos da unidade Sambódromo. As obras apresentadas consistem em ilustrações, desenhos, pinturas, instalações e obras em suportes diversos. A curadoria é de Cristóvão Coutinho.
De acordo com Juliana Mascarin, coordenadora do Núcleo de Artes Visuais do Liceu, em “Entre nós” serão apresentados estudos de processos criativos e poéticos.
“Os trabalhos foram desenvolvidos por meio de um processo criativo realizado dentro das aulas, nas quais os professores Antony Franco e Francisco D’ Almeida fazem atividades de imersão e desenvolvimento de poética para que os alunos explorem na vida deles algo que possa transparecer uma personalidade no trabalho”, diz. “Fomos desenvolvendo com eles as particularidades e encontramos um tema em comum, que era o quão pessoal aquilo estava se tornando. Então chamamos de ‘Entre nós’, entre nós pessoas, e entre nós, de nós atados”, explica.
Juliana adianta que também haverá uma intervenção no evento. “Os alunos farão uma intervenção com linhas, da qual as pessoas poderão participar, interagir e ficar também entre nós”, afirma.
Montagem – Cristóvão Coutinho pontua que as mostras da Sala de Exposições do Liceu serão montadas assim como as profissionais.
“Os professores nos trazem os trabalhos, selecionamos o que pode ser interessante, e a montagem é realizada para dar um dispositivo interessante para o visitante também, apresentando a proposta de cada artista. Nada que pareça didático”, comenta.
“Entre nós” ficará em exposição até o dia 17 de novembro, no horário de visitação da Casa das Artes, de terça a sexta-feira, das 14h às 20h.
Serviço: Inauguração da Sala de Exposições do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro