PF deflagra a Operação Vertex é o desdobramento da operação Maus Caminhos

Foram presos três irmãos do senador, Amin, Mansour e Murad Aziz, foram presos pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (19).
A esposa do senador e ex-governador do Amazonas Omar Aziz,  Nejmi Aziz, também foi presa, durante a Operação Vertex,  que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa.
Nejmi é vice-presidente estadual do PSD-AM e nas últimas eleições concorreu ao cargo de deputada estadual, mas não foi eleita.
Logo no início da manhã desta sexta-feira a PF cumpriu um mandado de busca a apreensão na casa do senador. Horas depois, Nejmi foi levada à sede da Polícia Federal em Manaus.
Ao todo são cumpridos nove mandados de prisão temporária, 15 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas (de aproximadamente 92,5 milhões de reais) e sete mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pela Justiça Federal.
Sgundo a PF, entre as vantagens indevidas de que se tem suspeita teria acontecido entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.
NOME DA OPERAÇÃO
O nome da operação policial desta sexta-feira é sinônimo da palavra vértice e significa o ponto mais alto, o ápice, correspondendo ao alcance da investigação, que reuniu indícios robustos da prática de crimes pelo governador à época da criação da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos.
Estão sendo cumpridos 09 mandados de prisão temporária, 15 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas (aproximadamente 92,5 milhões de reais), 07 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pela Justiça Federal, que, após parecer do Ministério Público Federal, deferiu representação do Delegado de Polícia Federal que preside a investigação.
A operação foi executada pela Polícia Federal nos Estados do Amazonas, Brasília e São Paulo.
(Com informações do G1-AM)
Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *