SpaceX lança à Lua primeiro módulo de pouso privado japonês

Um módulo de pouso construído por uma empresa japonesa decolou, na madrugada deste domingo (11), de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), em direção à Lua.

O lançamento foi realizado por um foguete da SpaceX a partir da base norte-americana, após dois adiamentos devido a verificações adicionais que precisaram se realizadas.

O módulo, construído pela startup Ispace, com sede em Tóquio, transporta um veículo lunar fabricado pelos Emirados Árabes Unidos e decolou a bordo de um foguete Falcon 9 às 4h38min (no horário de Brasília).

Até o momento, apenas Estados Unidos, Rússia e China conseguiram pousar robôs na superfície da Lua, que está a cerca de 400 mil quilômetros da Terra. Por isso, se tudo der certo com essa missão, esse será o primeiro objeto de caráter privado a pousar no satélite natural.

“Nossa primeira missão estabelecerá as bases para liberar o potencial da Lua e criar um sistema econômico sólido e vibrante”, declarou o CEO da empresa, Takeshi Hakamada, em um comunicado. A Ispace, que tem apenas cerca de 200 funcionários, pretende criar “um serviço de transporte frequente e de baixo custo para a Lua”.

O módulo deve pousar na Lua por volta de abril de 2023, na face visível do satélite natural, na cratera Atlas, segundo a companhia. Com pouco mais de 2 por 2,5 metros de tamanho, o módulo japonês transporta um veículo tipo rover (capaz de se movimentar por uma superfície) de 10 quilos chamado Rashid e construído pelos Emirados Árabes Unidos.

Por Redação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *