Secretário de Saúde do Amazonas recebe prefeito de Humaitá

O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, foi recebido na tarde desta terça-feira(18.08), em Manaus, pelo Secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Pedro Elias de Souza, para uma audiência onde vários temas relacionados aos serviços de saúde em Humaitá e nos municípios do sul do Amazonas, foram abordados.
Tanto Dedei Lobo quanto Pedro Elias de Souza são humaitaenses, e por isso mesmo a conversa flui com muita naturalidade, sobretudo, porque mesmo antes de ser nomeado Secretário de Saúde do Amazonas, Pedro Elias sempre devotou uma atenção especial para Humaitá, quando ainda era Diretor do Hospital Francisca Mendes, referência em cardiologia na região Norte do Brasil.
Pela sua localização Humaitá já é o Polo da Calha do Madeira, que absorve as demandas de outros municípios como Manicoré, Lábrea, Canutama e Apuí, sendo que o ônus dos serviços acaba ficando sempre com o município de Humaitá, em casos mais graves os pacientes são transportados para Porto Velho- Rondônia.
Outro tema, o Programa Mais Especialistas, também foi abordado. Dedei Lobo enfatizou ao Secretário Pedro Elias, que Humaitá já dispõe de vários profissionais especialistas, que poderiam ser aproveitados naquele Programa, com a devida compensação do Estado.
Humaitá é um dos poucos municípios do interior do Amazonas a dispor de Ginecologista-Obstetra, Ortopedista, Cardiologista, Anestesiologista, Pediatra, Cirurgião Geral, dentre outros profissionais da área médica, todos atuando nas Unidades Básicas de Saúde e no hospital regional de Humaitá.
O prefeito Dedei Lobo adiantou que uma visita do secretário Pedro Elias a Humaitá já está agendada, e na ocasião, serão avaliados todos esses temas, além de outras questões ligadas à saúde no município, como a pactuação com o Estado de Rondônia, visto que, todos os pacientes que precisam de atendimento em alta complexidade, são removidos a Porto Velho.
 
Por: Elias Pereira

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.