Profissionais da rede municipal de educação em Manaus passam por testagem em massa para Covid-19
“Medida faz parte do protocolo de retorno às aulas da capital, que ainda não tem data definida”
Mais de 11 mil professores e profissionais que atuam na rede municipal de educação de Manaus serão submetidos a uma testagem em massa para Covid-19. A medida, segundo a prefeitura, faz parte do protocolo de retorno às aulas da capital, que ainda não tem data definida.
A estratégia começou nesta semana com a testagem em servidores que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A estimativa é a de que, até esta sexta-feira (3), mais de 1,2 mil profissionais já sejam testados.
Ao citar medidas de segurança para o retorno às aulas, ainda que não exista uma data definida, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, comentou a ação de testagem.
“Essa parceria entre a Semsa e a Semed possibilita a testagem em todos os professores, merendeiras e servidores, que atenderão os alunos na rede municipal de ensino de Manaus. A testagem dá segurança para que a educação municipal retorne às aulas cumprindo todos os protocolos estabelecidos pela vigilância epidemiológica, bem como a atenção dada a este período de pandemia, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto”, ressaltou.
A testagem acontece em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e seguirá ao longo dos próximos dias.
Fases
A prefeitura detalha que, inicialmente, são testados os servidores lotados na sede da Semed, bem como nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) e nos Centros Municipais de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasps), na sede do órgão, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. Este grupo deve ser testado até o final desta sexta-feira.
Para a realização dos testes nos professores e outros profissionais estão disponibilizados dois links, sendo um de cadastro e outro de verificação de agendamento. Aproximadamente 7 mil pessoas já se cadastraram para a realização do teste, de acordo com a prefeitura. A expectativa é realizar o teste nos mais de 13 mil profissionais da educação municipal.
Por g1.globo.com/am