Premiê da Eslováquia recebe alta de hospital após tentativa de assassinato

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, recebeu alta do hospital onde estava internado em estado grave desde que sofreu uma tentativa de assassinato com cinco tiros. A informação foi divulgada pela imprensa do país nesta quinta-feira (30).

Depois de ser liberado, o premiê foi levado para seu apartamento na capital do país, Bratislava.

O atentado aconteceu no último dia 15, na cidade Handlová. Ele chegou a correr risco de morte e foi submetido a uma operação. O suspeito, um ex-segurança de shopping de 71 anos, foi preso logo após efetuar os disparos.

Fico foi atingido no abdômen e no braço. O vice-primeiro-ministro, Tomas Taraba, afirmou à rede inglesa BBC que uma bala atravessou a barriga de Fico, e outra atingiu uma articulação.

Segundo o ministro do Interior, Matúš Šutaj-Eštok, Robert Fico foi cumprimentar um pequeno grupo de pessoas na rua após sair de uma reunião de governo quando foi alvejado pelo suspeito.

Ainda não se sabe quais foram as motivações do atirador, mas uma investigação inicial aponta “uma clara motivação política” por trás da tentativa de assassinato, disse o ministro. Foi instaurado um processo criminal por tentativa de homicídio premeditado para apurar o ocorrido.

Robert Fico foi levado de helicóptero a um hospital em Bratislava, onde foi submetido a uma cirurgia. Segundo a imprensa local, paramédicos disseram que Fico estava consciente durante o trajeto de helicóptero.

Eleito em 2023, o primeiro-ministro Robert Fico, de 59 anos, é nacionalista, “antivax” e já expressou posições anti-imigração de muçulmanos para a Eslováquia. Na política externa, ele é visto como pró-Rússia e contra a ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia.

Por Redação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *