pesquisa: Manaus lidera preferência pelos filmes dublados no Brasil

Pesquisa realizada pelo Filme B, portal responsável por monitorar dados sobre cinema no Brasil, mostra que 70% do público das salas de exibição em Manaus preferem as cópias dubladas. Esse é o maior índice registrado em todo Brasil.
Os dados da pesquisa apenas ilustram o cenário dos cinemas locais. A rede Cinemark, por exemplo, praticamente deixou de exibir filmes legendados: apenas 3 das 32 sessões diárias exibidas no complexo localizado no Studio 5 estão com o áudio original. Fato semelhante acontece no Kinoplex do Amazonas Shopping (1 de 22 sessões diárias), UCI do Sumaúma Shopping (6 de 39 sessões), Playarte do Manauara Shopping (4 de 40 sessões diárias) e Cinépolis do Millenium Shopping (8 de 32 sessões diárias).
Situação complicada fica mesmo para quem procura o Cinépolis do Manaus Plaza Shopping e Cine Araújo do Shopping Manaus Via Norte: nesses complexos, as únicas sessões que não são dubladas, por motivos óbvios, são das produções nacionais. Quem salva um pouco a pátria é o Cinépolis localizado no Shopping Ponta Negra, onde 16 sessões diárias são possíveis de serem encontradas com legendas.
Preferência nacional
Antes que você pense se tratar apenas de Manaus, a preferência pelos filmes dublados está no Brasil inteiro. Cuiabá, por exemplo, está próxima da capital amazonense com 69% dos espectadores optando pelo áudio em português. Em São Paulo, os dublados são preferidos por 51% do público, enquanto no Rio de Janeiro a popularidade é de 44%. Brasília e Porto Alegre são as cidades com menor adesão à dublagem com, respectivamente, 36% e 42%.
Somando os dados totais, a média nacional está em 59% de preferência por filmes com o áudio em português, 28% na versão original e 13% que gostam de filmes brasileiros.
De acordo com os dados do Filme B, a escolha pelos dublados reflete nas estratégias de lançamentos das produções no Brasil. Distribuído pela Fox, “Rio 2“ teve 99,7% das cópias exibidas no país com áudio em português. “As Tartarugas Ninja“ (88%) e “Malévola“ (77%) foram outros filmes com massiva estreia nas versões dubladas.
 
fonte: cineset
Barrancas Seu Portal de Notícias

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.