Periodontite: Como tratar?

Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto cuidar da mente e do corpo, pois isso ajuda a manter os dentes, gengiva, língua e boca de modo geral mais saudáveis e combate doenças que podem ser perigosas, como a periodontite. 

Caso você não conheça, a periodontite é uma patologia bastante comum, que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros por ano. 

Assim como a grande maioria das doenças que possuem alta taxa de incidência, a periodontite pode ser tratada, mas é fundamental uma atenção especial para prevenir que a doença evolua.

Nesse artigo você verá tudo sobre essa patologia, desde sobre o que ela é, quais são as causas e sintomas, tratamentos e consequências. 

Essencialmente, de que maneira você pode prevenir a doença, ajudando você a manter a sua saúde bucal qualificada e também possibilitando que você possa realizar tratamentos odontológicos importantes, como o de aparelho ortodôntico transparente.

O que é a periodontite?

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em periodontite, certamente já ouviu pessoas e profissionais falarem a respeito da gengivite. 

A gengivite é uma doença inflamatória que atinge a região de gengiva, causada principalmente pelo acúmulo de bactérias nessa região, que provocam inchaço, vermelhidão e uma dor bastante incômoda.

A periodontite normalmente acontece quando existe uma evolução da gengivite, que acaba atingindo o periodonto, tecido presente na boca que ajuda na fixação dos dentes. 

Quando a gengivite evolui consideravelmente, principalmente quando o portador não tem os devidos cuidados para tratá-la, as bactérias acabam se espalhando e atingindo essas áreas mais problemáticas.

Dessa maneira, a periodontite também é uma doença que causa inflamação na boca, mais precisamente no periodonto, causando incômodos e prejudicando tratamentos que podem ser fundamentais para a saúde bucal das pessoas, como o aparelho lingual preço.

  • Sintomas

Por ser uma doença que é causada a partir da inflamação da gengiva, os sintomas da periodontite são bastante semelhantes aos da gengivite, que são:

  • Mau hálito;
  • Gengivas inflamadas;
  • Inchaço na região afetada;
  • Alteração da coloração da gengiva (mais escuras);
  • Dor constante.

Os sangramentos causados durante a escovação, por exemplo, podem fazer com que você tenha dificuldade em seguir escovando os dentes, prejudicando ainda mais a saúde bucal e dificultando o tratamento em si. 

Ainda, pode acabar prejudicando também tratamentos odontológicos importantes, como a restauração de porcelana.

  • Causas

Por ser uma doença bacteriana, a periodontite é causada principalmente pela presença e proliferação de bactérias na região da boca, que normalmente causam a gengivite. 

Posteriormente, o paciente que não cuida corretamente dessa inflamação pode acabar sendo acometido pela gengivite.

As bactérias, dos mais diversos tipos, são causadoras de uma série de doenças e problemas bucais conhecidos, como a formação da placa bacteriana, a própria periodontite e até mesmo as cáries. 

Na maioria dos casos o acúmulo e proliferação dessas bactérias está associado aos descuidos da população com a sua saúde bucal.

Dessa maneira podemos dizer que a principal causa da periodontite é em decorrência do agravamento da gengivite. 

Já a gengivite é causada justamente por uma falta de cuidados com a saúde bucal, ou seja, exageros em alimentos que geram essas bactérias e a falta de higienização adequada.

  • Tratamentos recomendados

Como dissemos, a periodontite é uma doença que possui tratamentos, dependendo do grau da doença e os problemas que ela pode ter gerado para a saúde bucal de cada pessoa.

De modo geral, quando a doença chega a atingir e danificar muito o tecido do periodonto, as dificuldades são maiores em realizar um tratamento eficaz que garanta maior vida útil dos dentes fixados ao tecido.

Nesse sentido, os tratamentos são executados para que a doença não avance e não cause problemas mais sérios para o paciente, como a perda de dente, que necessitaria do posicionamento de uma prótese fixa sobre implante para recomposição.

Esse tratamento consiste na limpeza da área afetada de forma bastante intensa e contínua. Ou seja, é necessário que o portador da doença reforce a sua higienização bucal. 

Além disso, pode ser utilizado anti inflamatório, antibiótico, enxaguantes bucais e em alguns casos pequenas cirurgias.

  • Prevenção

A melhor forma de se prevenir da periodontite é simples: cuidar da higienização bucal, pode parecer uma atitude boba, mas ela faz toda a diferença na prevenção dessa doença. 

Para evitar que bactérias como essa se alojem na boca, é fundamental ter práticas de escovação diária, utilizar fio dental, se alimentar corretamente e cuidar dos dentes da maneira adequada.

Além disso, é muito importante manter contato e consultas contínuas com o seu dentista, visto que ele pode te ajudar a manter os dentes mais saudáveis. 

Ainda, você pode consultar com esse profissional sobre tratamentos variados, como quanto custa restauração de dente com porcelana.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *