Nasa envia missão a Marte para descobrir sinais de vida no planeta

“Em fevereiro de 2021, vai pousar em Marte o veículo batizado de “Perseverance”. Ele vai produzir oxigênio a partir do gás carbônico coletado da atmosfera de Marte. A missão também está levando um pequeno helicóptero que vai fazer voos curtos diários e imagens”

 

A Agência Espacial americana lançou nesta quinta-feira (30) um robô com destino a Marte para investigar se já houve vida por lá.

E assim, empurrada por uma bola de fogo e fumaça, começou nesta quinta a mais ambiciosa missão humana ao planeta vermelho. O veículo batizado de Perseverance tem tarefas incríveis em Marte. Para começar, ele vai produzir oxigênio a partir do gás carbônico coletado da atmosfera de Marte. A missão também está levando um pequeno helicóptero que vai fazer voos curtos diários e imagens.

Além disso, o Perseverance vai procurar sinais de vida no passado do planeta em uma área que existia um lago há três bilhões de anos. O robô vai coletar amostras do solo e colocar em tubinhos, que vão ficar espalhados na imensidão de Marte, possivelmente guardando a resposta: já houve vida em Marte?

Até que, em 2031, um outro robô vai lá buscar essa resposta. E o responsável justamente por essa parte do projeto é um brasileiro, o Ivair Gontijo. Em 2019, o Jornal Nacional visitou o laboratório de propulsão da Nasa, na Califórnia, para mostrar o trabalho dele no JN. Mas, de lá para cá, o desafio de mandar o Perseverance para Marte ficou bem mais complicado por causa da Covid-19.

“Nós todos trabalhamos de casa. Se não tivesse a pandemia, eu estaria na Flórida, mas a grande maioria das pessoas não foram para a Flórida para evitar a contaminação”, explica.

Os cientistas da Nasa já estão acostumados a comandar missões à distância. Da Terra, eles controlam sondas, naves, robôs no espaço. Mas essa foi a primeira vez que eles preparam boa parte da reta final de um lançamento de casa. E, se já não estava fácil lançar um foguete do “home office”, ainda tinha uma surpresinha guardada para esta quinta.

“Dez minutos antes do lançamento houve um terremoto aqui na Califórnia, então os monitores vibraram todos, não caiu nada, mas foi um terremoto de 4,5 e bem próximo da gente”, conta Ivair.

Em fevereiro de 2021, a missão chega a Marte. Vai ser como um ensaio para o objetivo maior.

“Essa missão é essencial para que humanos cheguem em Marte um dia”, explica Ivair.

Por Jornal Nacional
https://g1.globo.com

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *