Mulher tem tatuagem confundida com câncer em exame

Uma estadunidense tomou um susto ao realizar um exame de imageamento do seu corpo. Os médicos que realizavam o exame perceberam áreas brilhantes em seus linfonodos, sugerindo que seu câncer havia espalhado. Mas foi apenas após uma cirurgia para tratar o câncer que eles perceberam o razão para as áreas brilhantes: suas tatuagens.
A mulher de 32 anos foi recentemente diagnosticada com câncer cervical. Em novembro de 2012, seus médicos solicitaram um escaneamento para checar se o câncer havia espalhado para outras partes de seu corpo. O tipo de scan pretendido pelos médicos era o PET/CT, que combina as tecnologias dos escaneamento PET e CT, e requere que os pacientes recebam uma injeção de marcadores radioativos que fazem com que os tumores apareçam no scan.
O escaneamento não mostrou apenas o tumor cervical da mulher, mas também pontos brilhantes nos linfonodos de sua pelvis, que pareciam metástases de câncer, escreveram os pesquisadores em um relatório publicado neste dia 8 de junho na revista Obstetrics and Gynecology.
Para tratar seu câncer cervical, a mulher passou por cirurgia para remover linfonodos do útero, trompas, colo do útero e da pelvis.
Mas quando os médicos examinaram as células dos linfonodos da mulher em um microscópio, eles perceberam que as células continham depósitos de tinta de tatuagem, não câncer. A mulher tinha mais de 14 tatuagens em suas pernas.
“Esses linfonodos que estavam brilhando no escaneamento brilhavam por conta do pigmento das tatuagens”, disse o coautor Ramez Eskander, ginecologista oncologista da Universidade da California, que tratou a mulher.
Nesse caso, os pontos brilhantes nos linfonodos não mudaram o plano cirúrgico dos médicos, disse Eskander, mas é importante que os médicos saibam da possibilidade das tatuagens se confundirem com câncer em escaneamentos PET, pois isso pode afetar diretamente o tratamento do paciente.
A mulher não teve nenhuma complicação após sua cirurgia, e deixou o hospital após três dias.
 
Fonte: LiveScience
Barrancas Seu Portal de Notícias

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *