Guerra na Ucrânia: ataques da Rússia deixam 1 milhão e meio de casas sem eletricidade
A Rússia lançou novos ataques em grande escala contra a rede de energia da Ucrânia neste sábado (22), disse o presidente ucraniano. Volodymyr Zelensky afirmou que a ofensiva teve grande amplitude, atingindo oeste, centro, sul e leste ucranianos.
Quase 1,5 milhão de residências ficaram sem eletricidade, segundo o governo ucraniano.
Mas Zelensky declarou que a maioria dos mísseis e drones russos estavam sendo derrubados, e que os ataques ordenados por Moscou não impediriam um avanço militar ucraniano.
“É claro que ainda não temos capacidade técnica para derrubar 100% dos mísseis russos e atacar os drones. Chegaremos gradualmente a isso — com a ajuda de nossos parceiros. Estou confiante nisso”, disse o presidente ucraniano em mensagem por vídeo na noite de sábado.
Quase um terço das usinas de energia e outras instalações de geração de energia da Ucrânia foram destruídas em uma onda de ataques aéreos desde a última segunda-feira (17).
A operadora de eletricidade do país, a Ukrenergo, disse que os novos ataques podem ter causado mais danos do que o intenso bombardeio no início deste mês.
Zelensky disse que 36 foguetes foram lançados no sábado, e a maioria deles foi derrubada.
O vice-prefeito da cidade de Lviv (oeste ucraniano), Serhiy Kiral, disse à BBC no sábado que a estratégia da Rússia era danificar a infraestrutura mais importante antes do inverno e assim estender os efeitos da guerra para além da linha de combate.
Por Redação