EUA Alerta: Ameaça Terrorista no Turismo

Estados Unidos emitiu segunda-feira um “alerta global de viagens” para os seus cidadãos, aumentando a “ameaças terroristas” grupos jihadistas como o Estado Islâmico (EI), Al Qaeda e Boko Haram.

“A informação atual sugere que a EI, Al Qaeda, Boko Haram e outros grupos terroristas continuam a planejar ataques terroristas em várias regiões”, disse o Departamento de Estado em um comunicado.
“Estes ataques podem empregar uma variedade de táticas, utilizando armas convencionais ou não convencionais e enfrentar interesses públicos e privados”, o governo dos EUA.
“Esse alerta expira em 24 de fevereiro de 2016”, diz a nota oficial sem esclarecer a razão específica para selecionar a data.

De acordo com o Departamento de Estado, as autoridades ainda acreditam que “a probabilidade de ataques terroristas continuarão como membros do EI regresso da Síria e do Iraque”, onde o grupo jihadista proclamou um califado no final de junho de 2014.
Ele acrescenta: “Há uma ameaça contínua de pessoas não afiliadas planejando ataques terroristas inspirados em grandes organizações, mas são realizadas individualmente.”
O governo dos EUA afirma que “os extremistas atacaram grandes eventos esportivos, teatros, mercados e serviços aéreos ao ar livre”, e ressaltou que no último ano “têm sido múltiplos ataques na França, Nigéria (onde eles costumam atacar Boko Haram), Dinamarca Turquia e Mali “.
O Departamento de Estado recorda que o EI “reivindicou a responsabilidade pelo bombardeio de um avião russo no Egito” cometido em 31 de outubro.
Portanto, o Governo exorta cidadãos dos EUA para “exercer vigilância em locais públicos ou em uso de transporte” público, “e evitar grandes multidões ou lugares lotados” durante suas viagens.
O Departamento de Estado coloca ênfase especial em ter “cautela” durante a temporada de férias com o Natal que se aproxima.
A declaração foi emitida depois de os EUA reforçar a segurança no país após os ataques no dia 13 em Paris, que causou 130 mortes e mais de 350 feridos, e que o Estado Islâmico foi atribuída.
 
fonte: diariochile
Barrancas Seu Portal de Notícias

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.