CREA-AM realiza ação de fiscalização e orientação no interior do Estado
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) dará início, na próxima semana, a uma nova ação de fiscalização e orientação no interior do Estado, com atividades em Humaitá (distante 591.99 km quilômetros em linha reta de Manaus). O município é um dos que possui inspetorias do Conselho. Os demais são Coari, Itacoatiara, Parintins, Presidente Figueiredo, Tefé, Manacapuru e Tabatinga.
Um grupo de agentes do Crea-AM irá fiscalizar a execução de obras e serviços de Engenharia e Agronomia em empreendimentos urbanos e rurais. Também será promovido treinamento sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Receituário Agronômico.
Na ocasião, serão abordados aspectos conceituais sobre a importância de tais documentos, bem como questões práticas, envolvendo, por exemplo, o preenchimento de ART no Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac), implantado no ano passado pelo Conselho e disponível no site institucional (www.crea-am.gov.br). O treinamento é gratuito e será no dia 29 de setembro (quinta-feira), às 19h, no Hotel Quality Humaitá.
Outra iniciativa a ser desenvolvida será a prospecção de parcerias junto a órgãos públicos, incluindo Prefeitura e Câmara Municipal, com o intuito de firmar cooperação técnica visando à regularização profissional e de serviços executados pelas instituições nas áreas de abrangência do Conselho. Além disso, estão previstas reuniões com instituições de ensino e atendimento a profissionais e empresas para orientá-los sobre procedimentos e serviços.
De acordo com o presidente do Crea-AM, engenheiro civil Cláudio Guenka, a dificuldade em atuar no interior é verídica devido à grande extensão geográfica do Estado, contudo, o Conselho vem buscando cumprir o seu papel no sentido de atender às demandas dos profissionais e orientar a sociedade sobre a importância de se ter pessoas qualificadas à frente da execução de atividades técnicas.
Neste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia realizou ações de fiscalização orientativa nos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Iranduba, Careiro Castanho, Coari, Tefé, Tabatinga, Benjamin Constant e Novo Airão. Após as visitas, ocorre um trabalho de acompanhamento, com autuação quando necessário. Ainda neste mês de setembro, estão previstas fiscalizações orientativas em Rio Preto da Eva, Coari e Tefé.
*informações da assessoria da CREA-AM
Barrancas Seu Portal de Notícias