Conheça o talento de Clarice Magalhães, Elisa Addor, Roberta Nistra
Este episódio do Samba na Gamboa reúne três expoentes da geração de jovens cantoras da Lapa (RJ). Clarice Magalhães, Elisa Addor e Roberta Nistra exibem seu talento de bambas e mostram a força feminina no samba. Suas apresentações são disputadas pelos amantes do gênero, que apreciam as composições lançadas pelo trio em seus projetos solo e as releituras de clássicos.
No programa, as cantoras interpretam grandes sucessos como “Samba pras moças”, “Madalena do Jucu”, “Beija-me”, “É D’Oxum”, “Resignação”, “Conto de areia” e “Mas quem disse que eu te esqueço”. Também contam sua trajetória, a importância da geração de artistas que lutou pela revitalização da Lapa e as conquistas e dificuldades das mulheres no mundo do samba. Militantes, elas fazem questão de abrir espaço para as instrumentistas em seus shows. E falam das compositoras que as inspiraram em suas carreiras.
Elisa Addor comandou durante seis anos a roda de samba do Comuna do Semente, uma das mais tradicionais do Rio. Seu nome foi lançado no concurso “Jovens Bambas do Velho Samba”, no qual venceu com o grupo Cana de Litro. Em 2011, lançou seu primeiro álbum, com duas canções de sua autoria, “Janaína” e “Deixa falar” (com Valmyr de Oliveira). Participou de diversos projetos culturais do samba com o “Lapa de todos os sambas”, ao lado de três gerações de cantores, músicos e compositores de samba no CCBB-RJ.
Roberta Nistra, nascida em Vila Isabel (RJ), é cantora, compositora e instrumentista e, aos 18 anos, já integrava o grupo que acompanhava o cantor Moreira da Silva. Já compôs com bambas como Moacyr Luz, mas, antes de se firmar no mundo do samba, trabalhou como comerciária e frentista de posto de gasolina. Seu talento artístico, porém, falou mais alto. Em 2010, já comandava as rodas do Semente ao lado do violonista Fernando Temporão. Participou de projetos como o “Lapa de todos os sambas”, e do grupo Batifundo. Em 2011, lançou o álbum “Roberta Nistra”, com faixas como “Mãe África” (Paulo César Pinheiro e Sivuca), “Afoxé de Oxalá” (Luís Antônio Simas) e “Francisco de Oxum” (Lucio Sanfilippo).
Em 2012, as três cantoras apresentaram o show “Samba das meninas” em um bar da Lapa, com sucesso. Nele, interpretaram clássicos do samba e canções dos álbuns que haviam lançado.
Fonte: agencia Brasil / Divulgação/TV Brasil
Barrancas Seu Portal de Notícias