Batalhão Ambiental resgata dois filhotes de peixe-boi em Autazes

Batalhão Ambiental resgata dois filhotes de peixe-boi em Autazes

Animais encontrados por um morador pesam aproximadamente 12 kg e têm um mês de vida

O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (CPAmb/PMAM) resgatou, na manhã desta terça-feira (30), dois filhotes fêmeas de peixe-boi no município de Autazes (a 133 km da capital amazonense), no Lago Tucunaré.
A informação de que os dois peixes-bois foram encontrados foi repassada por telefone pelo morador do local, Silmonden da Silva Valvacer, 34, que achou os animais no lago. Conforme Silmonden, os filhotes estavam desorientados e desacompanhados da mãe.
Uma guarnição policial do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) fez o resgate e retornou para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, onde foram recebidos pelo veterinário Anselmo da Fonseca. Conforme o veterinário, os dois filhotes são fêmeas e cada uma pesa ao menos 12 quilos, tendo um mês de vida, cada.
Com a localização dos dois animais, chega a nove o número de filhotes que o Instituto recebeu desde janeiro deste ano. O veterinário do Inpa Anselmo d´Affonseca, que atua no Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, alerta para este tipo de resgate, quando os filhotes estão saudáveis na malhadeira ou na beira do rio.
“Se não há relato de matança da fêmea nas proximidades, então a mãe com certeza estava por perto. Porque os dois filhotes foram resgatados com saúde, nenhum dos dois estava debilitado”, disse, completando que nesses casos o melhor a fazer é devolver os animais aos rios.
Resgates
Nesta semana, o Batalhão Ambiental resgatou diversos outros animais, entre eles uma jararaca-da-mata, no Vale Sinai; um macaco-barrigudo, no Lago Azul, além de um filhote de coruja murucututu, que foi encontrado em uma residência no bairro Amazonino Mendes, os três na Zona Norte de Manaus.
Para denúncias e outras informações, o Batalhão disponibiliza o número de telefone (92) 98842-1547.
Fonte https://www.acritica.com

Mostrar Mais