Áreas de Atuação do Corpo de Bombeiros Militar
Após a chegada do caminhão dos bombeiros, surgiu algumas dúvidas sobre as funções dos bombeiros. O Bombeiro, Jairo Ribeiro, publicou em um gripo do WhatsApp, sobre as funções. Vamos conhecer juntos:
COMBATE A INCÊNDIO
Atualmente, esta se divide em:
– Combate a Incêndio Urbano (ou Estrutural): residências, comércios e edificações;
– Combate a Incêndio Florestal: matas, florestas e áreas verdes em geral; e
– Combate a Incêndio Especial: aeroportos, portos e locais de permanência e circulação restrita.
BUSCA E SALVAMENTO
– Salvamento Terrestre: são aquelas atividades que os bombeiros realizam em ambiente terrestre, como resgate veicular, busca terrestre, captura de animais, espaço confinado, e, busca e resgate em estruturas colapsadas;
– Salvamento Aquático: são atividades desenvolvidas na superfície da água, como o salvamento de afogados, por profissionais denominados guarda-vidas;
– Salvamento em Altura: atividades de grande risco que são desenvolvidas em locais com diferença de altitude, tanto em pontos elevados (prédios, torres, morros)como locais profundos (valas, abismos, crateras); e
– Mergulho: atividade que exige grande treinamento, disciplina e seriedade, uma vez que é executada em meio aquático profundo.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
É uma intervenção com os devidos procedimentos de socorro em ambiente extra-hospitalar, e corresponde ao maior números de atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar, equivalente a quase 70% das atuações operacionais.
O serviço é popularmente conhecido com “Resgate”. O APH, como é chamado pelos socorristas, presta atendimentos a situações emergenciais que envolvam traumas e emergências.
SERVIÇOS TÉCNICOS
A quarta área de atuação é a mais recente atividade desenvolvida pelos corpos de bombeiros brasileiros, e, está relacionada a análise de projetos, vistorias e certificações de edificações comerciais, concentração de público e multifamiliares.
Barrancas Seu Portal de Notícias