54º BIS comemora 98 anos
BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA-CACIQUE AJURICABA.
O PRESENTE É NOSSO!
No dia 08 de janeiro, às 09h, houve a Formatura Geral para comemorar o 98º Aniversário da Organização Militar, 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS). O evento aconteceu na sede do Batalhão na BR 319, KM 10, que na oportunidade foi presidida pelo Comandante Tenente-Coronel ALEXANDRE RABELO DA FONSECA, que enalteceu a brilhante atuação de todos os integrantes no desempenho dos serviços prestados à nação.
Participar ativamente da vida na caserna é vivenciar as glórias e prodígios de uma instituição pautada pelo profissionalismo e dedicação em prol da Pátria, especialmente, da Amazônia. Uma história que perpassa gerações e marca o povo humaitaense com sua sempre destacável atuação no cenário nacional e internacional, na busca por melhorias da segurança nacional e proteção da soberania do país.
Assim, se faz necessário enaltecer todos os integrantes daquela Instituição Militar, uma vez, sua contribuição no desenrolar de conflitos locais, tais como, a barbárie praticada pelos índios Tenharins, do Triplo Assassinato, na BR 230, a qual até os dias atuais não tem um Parecer da leniente justiça amazonense. A participação na vida social humaitaense também tem sido um marco importante dos “homens de verde”, os quais atualmente, atuam em várias frentes, inclusive, no combate à dengue no município de Humaitá/AM, entre outras atividades de relevância comunitária.
Portanto, é sempre bom reconhecer a bravura e a inovação do ensinamento no âmbito militar, bem como, todas as oportunidades que essa instituição tem oferecido aos jovens humaitaenses, quer seja, pelas técnicas de sobrevivência na selva, que seja, pela ordem e a disciplina. E dizer da satisfação em presenciar o amadurecimento como uma organização de ponta na formação de cidadãos patriotas e empenhados na proteção da riqueza da AMAZÔNIA!
A SELVA NOS UNE! TUDO PELA AMAZÔNIA!
SELVA!
A HISTÓRIA
As origens do 54º Batalhão de Caçadores do 15º Regimento de Infantaria, criado em 1915 pelo Decreto no 11.498, de 23 de fevereiro, organizado em 1917 pelo Aviso no 852, de 09 de novembro e instalado em 02 de janeiro de 1918, na cidade de Manaus – AM.
O Decreto no 13.916, de 11 de dezembro de 1919, transforma o 45º Batalhão de Caçadores em 27º Batalhão de Caçadores, ainda com sede em Manaus – AM. O Decreto no 65.134, de 11 de setembro de 1969, transforma o 27º Batalhão de Caçadores em 1º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em Manaus – AM.
Portaria Ministerial no 022, de 10 de julho de 1973, transforma a 3ª Companhia do 1º Batalhão de Infantaria de Selva em 1ª Companhia do 54º Batalhão de Infantaria de Selva, a qual foi instalada provisoriamente nas dependências do 1oBatalhão de Infantaria de Selva, em Manaus-AM, por não possuir condições ideais de instalação em Humaitá.
O Destacamento Precursor do 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), inicialmente composto por elementos da 3ª Companhia de Fuzileiros de Selva do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (3ª/54º BIS), chegou a Humaitá-AM, no dia 27 Set 73, ocupando barracões do 5o Batalhão de Engenharia de Construção.
Em dezembro do mesmo ano chega o restante da Companhia, sendo então instalada a 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva do 54º Batalhão de Infantaria de Selva (1ª/54º BIS), sob o comando do Cap. NILTON CORREA LAMPERT, estando subordinada ao Comando Militar da Amazônia/12ª Região Militar.
O 54º Batalhão de Infantaria de Selva foi criado pelo Decreto nº 71.785, de 31 de janeiro de 1973, sendo organizado com a 1ª Companhia do 54º Batalhão de Infantaria de Selva, de acordo com a Portaria Reservada nº 079, de 12 de dezembro de 1974. A data de aniversário da OM é considerada 02 Jan 1918.
Texto: Dr.Carlos Osvaldo Terrinha
Barrancas Seu Portal de Notícias