UFAM em Ritmo de Eleições para a Reitoria
Segundo Turno das Eleições a Reitoria da UFAM é nesta Sexta-feira e, Sylvio Puga é apontado por estudantes de Humaitá como a melhor opção para Reitoria da Universidade.
A disputa acirrada entre a maquina e massa acadêmica apresentou no primeiro turno que 58,66% da comunidade universitária, votam pela mudança da atual reitoria na universidade federal do Amazonas.
Na primeira consulta a comunidade Universitária, realizada no dia 22 de Março, três chapas apresentaram seus candidatos, que ao longo da campanha, participaram de debates em todos os cinco Campis do interior e encerraram o ciclo de debates na capital do Amazonas.
No primeiro turno, a reitoria da centenária universidade foi disputada pela chapa (31) – representada pela professora Arminda, a chapa (17) do atual vice-reitor e candidato a reeleição Hedinaldo e a chapa (33) com Sylvio Puga.
Como nenhuma dos três candidatos não obtiveram os 50% + 1 dos votos suficientes para ganhar as eleições no primeiro turno, a candidata com a menor votação saiu do páreo e a disputa no segundo turno é entre, o Oposicionista Sylvio Puga com a chapa (33) e o atual vice reitor Prof. Hedinaldo com a chapa (17).
Os alunos destacam a elevação da campanha do professor Sylvio Puga, pela à proximidade do economista com a comunidade local e a plataforma de propostas apresentadas, que condizem com a realidade e as necessidades vivenciadas no cotidiano acadêmico do interior.
“Eu e minha turma estamos apoiando a chapa 33 do professor Puga, por ele apresentar, uma visão ampla sobre a real economia do nosso pais, além de ter uma vasta experiências econômica, administrativas e pensar em uma universidade amazônica, levando em consideração a logística regional, que requer uma atenção especial e um olhar mais humanizado, tendo essa consciência e vontade é possível fazer, e o professor Puga aparenta ter compromisso com a boa gestão e isso nos renova a esperança por isso eu voto 33.” disse o estudante do curso de Pedagogia Mikael Lemos.
Outros destacam vários problemas encontrados no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA- UFAM) os quais destacamos a estrutura da biblioteca que precisa ser ampliada, a casa do estudante, que a prefeitura de Humaitá doou o terreno, mas não foi construída, a instalação do grupo gerador, que esta a mais de dois anos no instituto e ainda não foi instalado, citaram ainda que quando falta energia os alunos ficam sem aula, reclamaram também da falta de incentivo a iniciativas culturais e esportivas que somam para a interação social, questões que segundo eles, com a presença mais efetiva da reitoria esses vagos poderiam ser minimizados.
É véspera de segundo Turno das eleições para a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e a última consulta do pleito a comunidade Universitária será nesta sexta-feira (31). As eleições acontecerão durante o dia inteiro de 9 horas da manhã até as 18 horas, e de acordo a comissão eleitoral da Universidade, cerca de 45 mil pessoas estão aptos a votarem, os que iram votar, deverão apresentar documento com foto e o nome deverá constar na lista de votante.
Barrancas Seu Portal de Notícias