Susam e FPS discutem projeto de transformação de Caics em Centros Especializados de Média Complexidade

A secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, esteve reunida na manhã desta quarta-feira com a secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Santos, para discutir o projeto de reformulação dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics), que será realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), com recursos do FPS.

Na reunião, que contou com a participação do secretário executivo adjunto de Assistência Especializada à Capital, Thales Schincariol, e da equipe técnica da secretaria responsável pela elaboração do plano, foram apresentadas as mudanças na estrutura de atendimentos dos Centros.
Manaus tem, atualmente, 12 Caics em todas as zonas da cidade, e a ideia, segundo a secretária Simone Papaiz, é de que cinco deles passem a ser Centros Especializados de Atendimento a Criança, que vão oferecer consultas com especialistas, exames, diagnósticos e acompanhamento dos pacientes.
“Queremos que a rede de saúde possa atender de forma resolutiva essas crianças e familiares que hoje buscam por atendimento de média complexidade especializado. Esses Caics serão referências para a rede de atendimento infantil”.
De acordo com o planejamento apresentado, nas próximas semanas a parte técnica irá finalizar a construção do projeto e elaboração de cronograma, para que o trabalho estrutural seja iniciado. A expectativa é de que, até o final do ano, ao menos dois desses Caics já estejam funcionando nessa nova configuração.
As obras de readequação dos espaços serão financiadas por meio de recursos do FPS e executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), como explicou a secretária executiva do Fundo, Kathelen Santos. “Assim que o plano estiver fechado por parte da Susam, procederemos com a liberação de recursos e a Seinfra iniciará o trabalho”, concluiu.
FOTOS: Divulgação/Susam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *