Secretário da SSP- AM General Carlos Alberto Mansur, lança a 2ª etapa da Operação Tamoiotatá em Humaitá

A Operação Tamoiotatá do  Governo do Amazonas, foi lançada a segunda etapa da operação pelo Secretário da SSP- AM General Carlos Alberto Mansur, no município de Humaitá, localizada distante da capital  701 km,  no Sul do Amazonas, também terá ação nos municípios  e distritos do Sul do Amazonas. No período de queimadas.

O secretário de Segurança Pública, general Mansur, recebeu o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), durante uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (06/09), no batalhão da Polícia Militar da cidade. A Força Nacional chega ao estado no âmbito da operação Guardiões do Bioma, do Governo Federal, e vai atuar de maneira integrada com o efetivo da operação Tamoiotatá, do Governo do Amazonas.

Fazem parte da Operação, SSP-AM, Força Nacional, Bombeiros, Exército, Policia Militar, Polícia Civil., Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Lançada em abril, a operação ambiental no Sul do Estado já embargou um total de 5.715 hectares de área desmatada de forma irregular, o equivalente a cerca de 8 mil campos de futebol. Os crimes ambientais resultaram em R$ 31,1 milhões aplicados em autos de infração.

Desde o início de abril, o Governo do Estado atua na repressão ao desmatamento ilegal nos municípios de Apuí, Humaitá e Lábrea. A operação é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Segurança Pública (SSP-AM). Durante os cinco primeiros meses de operação, foram apreendidos animais domésticos, madeira serrada e veículos que realizavam o transporte irregular de materiais ilícitos.

Além de receber a tropa que vai auxiliar os agentes de segurança estaduais nos combates às queimadas no sul do Amazonas, o general Mansur também alinhou estratégias e ações do sistema de Segurança, no município.

A segunda fase da operação será intensificada, com destinação de seis vezes mais servidores para o trabalho de combate às queimadas.

Ressaltou que terá diariamente reuniões com integrantes da Operação para acompanhar e tomar as providenciais devidas. Concluiu  o  secretário de Segurança Pública-AM General Carlos Alberto Mansur.

 

Com informações da comunicação da SSp .AM

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *