Saiba como Jim Carrey convive com a depressão

Famoso por sua versatilidade, o ator e comediante Jim Carrey falou sobre sua depressão e a luta constante contra a doença, que atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como fazer um retorno? Jim Carrey, que esteve fora do centro das atenções há vários anos, já que lutou contra a depressão e se envolveu em uma batalha legal em curso envolvendo uma ex-namorada que cometeu suicídio, escolheu nos lembrar de glórias passadas, em memórias à maneira de Eternal Sunshine of a Mindless Mind. Uma vez que o ator mais bem pago do mundo, em 2000, Carrey ganhou seu segundo Globo de Ouro por seu retrato de Andy Kaufman no Man on the Moon de Miloš Forman.
Ele permaneceu em caráter ao longo de todo o processo de produção, o que lhe deu carte blanche para ser tão ridículo quanto Kaufman – ator, comediante, artista de performance, lutador profissional e, cortesia de seu alter-ego Tony Clifton, um cantor do clube de baralho desagradável – que se especializou em aumentar as pessoas até sua trágica morte por câncer de pulmão em 1984, com apenas 35 anos.
Jim Carrey tem depressão

O ator revelou o diagnóstico em 2004, durante uma entrevista à rede norte-americana CBS News, e chegou a dizer que a doença tem fases mais amenas e outras difíceis: “Há picos e vales, mas eles são sempre cavados e suavizados para que você sinta um permanente desespero e fique sem respostas, mesmo que viva bem”, disse na época.

ator jim carrey 117 400x800
CHRISTOPHER POLK/STAFF/GETTY IMAGES

Após anos sem falar sobre o assunto, Jim o retomou em uma entrevista ao site britânico I News. Nela, o ator diz que “às vezes, é feliz” e explica que a depressão vai e volta, mas agora ele aprendeu a conviver e enfrentá-la.
“Neste momento, eu não tenho depressão. Não há uma experiência de depressão. Eu tive isso por anos, mas, agora, quando a chuva vem, chove, mas passa. Ela não fica mais o suficiente para me deixar imerso e me afogar”, descreveu.
A declaração do ator resume de maneira exata como a depressão se apresenta e ainda ressalta aspectos importantes da doença:

emocao sentimentos 0917 400x800
NICHCHA1911/SHUTTERSTOCK

Diferente do senso comum, ter depressão não é se sentir desanimado e desesperançoso o tempo todo, visto que a presença e intensidade dos sintomas variam. Todavia, o que diferencia a tristeza comum da depressão é a duração dos sinais.

Aflição permanente
Em alguns casos, mesmo nos momentos em que os sintomas estão amenos, há uma constante sensação de que algo não está como deveria, a qual pode ser comparada a sentimentos como aflição, agonia e até angústia.
Comportamento “normal” para outras pessoas

humor felicidade alegria 0317 400x800
5 SECOND STUDIO/SHUTTERSTOCK

Apesar disso, existem, sim, pacientes que interrompem integralmente suas atividades diárias, já que o problema pode ser manifestado de diferentes formas.
A busca por informações é a principal tarefa para identificar sinais de depressão menos óbvios e buscar ajuda para si ou outras pessoas.

É controlável

A depressão do ator Jim Carrey mostra que o tratamento adequado pode controlar a doença, recuperar a qualidade de vida e evitar recidivas, uma vez que o paciente aprende a identificar e lidar com os sinais.
O primeiro passo é buscar auxílio médico. Se o quadro for confirmado, podem ser adotados medicamentos antidepressivos. A terapia com psicólogo e a prática de atividades físicas também são indicados.
 
fonte: vix
Barrancas Seu Portal de Notícias

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *