Revisores e diagramadores são parte fundamental no passado e no presente da Imprensa Oficial do Amazonas

Das linotipos à época dos fotolitos e impressões offset, até a digitalização e a fase atual eletrônica, eles são peças essenciais na IOA

  Ofícios de extrema importância num jornal ou editora, os revisores e diagramadores são parte fundamental também na Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), autarquia estadual que há 127 anos publica o Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE), veículo oficial onde saem as decisões do poder público, e que também criou, recentemente, a própria Editora.

Das linotipos e prensas rotoplanas, quando se montavam os atos oficiais letra por letra; à época dos fotolitos e impressões offset, onde as folhas eram recortadas e coladas, até a digitalização e a fase atual eletrônica, os revisores e diagramadores sempre foram peças essenciais na IOA. Neste domingo (28/03) se comemora o dia deles, Dia do Revisor e do Diagramador.

Wilson Bernardo é um desses revisores. Ele começou a trabalhar na IOA em 1981, quando dividia expediente também no extinto jornal “A Notícia”. “Peguei o período que não se revisava via computador, era tudo manuscrito. Eu revisava textos, livros, documentos, tudo o que passava dentro da Imprensa Oficial passava pela mão do revisor. Tinha aquela correria, atende aqui, atende dali e eu ainda trabalhava no ‘A Notícia’”, relembra.

Prestes a completar 40 anos de serviços prestados à instituição, ele explica que a profissão vai além de aplicar as regras da língua portuguesa num texto. “Um revisor tem um trabalho muito mais complexo do que corrigir erros gramaticais que se encontram num artigo, ele pode mudar palavras e reorganizar toda a estrutura textual, tudo o que foi dito, se ele acredita que isso vai melhorar a comunicação com o leitor. É uma missão árdua, mas deliciosa”, acrescenta Wilson.

Time de profissionais – Atualmente as duas profissões – revisores e diagramadores – atuam não apenas na composição do DOE, mas também na recém-criada Editora da Imprensa Oficial do Amazonas, que já editou e publicou diversas obras, como o Compêndio de Normas Coronavírus/Covid-19 e uma edição especial da Constituição Federal e Estadual.

Fazem parte do time de revisores da Imprensa Oficial: Wilson Bernardo, Arimar Mendes e Josué Uchôa. Os diagramadores do Diário Oficial, responsáveis por organizar e distribuir elementos textuais e gráficos, são Leonardo Lima, Francisco Oliveira, Ednai Pinheiro e Ana Cláudia Jansen. Na Editora da IOA a revisora é Daniela Cavalcante e a diagramadora, Luiza Parente.

Imprensa Oficial – A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) é uma autarquia estadual com 128 anos de história, responsável pela publicação do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) e pela produção de materiais gráficos e editoriais em geral. A instituição fica localizada na rua Doutor Machado, 86, Centro.

 

FOTOS: Divulgação/IOA.

Mostrar Mais
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *