REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÊ DE GESTÃO DE CRISE

Ontem, aconteceu no auditório da prefeitura de Humaitá-AM, a reunião extraordinária do comitê da crise, criado devido à pandemia que a solou mundialmente, infelizmente em Humaitá não foi diferente.

Sempre o Portal Barrancas realiza transmissão ao vivo, através da sua página oficial do Facebook, mas por motivos alheios a nossa vontade não foi possível dessa vez, mesmo assim, estamos levando até você, o que foi sido definido oficialmente pelo comitê da crise.

A Covid19 com a Graça de Deus deu uma trégua e agora estamos em um momento de recuperação, mesmo assim, ainda temos de tomar alguns cuidados.

 

ATA DE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÊ DE GESTÃO DE CRISE

   No dia vinte e sete de maio de dois mil e vinte um (27/07/2021), às 10:15h, no Auditório da Prefeitura Municipal de Humaitá, reuniram-se vários segmentos da sociedade civil, e da administração pública. Organizações que se fizeram presente através dos representantes que firmaram esta ata:

   O Prefeito iniciou a reunião informando que o presente COMITÊ DE GESTÃO DE CRISE tem por objetivo a continuidade do gerenciamento das ações voltadas para enfrentamento da Pandemia da COVID-19, com função consultiva e deliberativa. As instituições supracitadas compõem o referido COMITÊ, sendo possível que outras instituições relevantes integrarem o comitê em um segundo momento, para que possam acompanhar as ações do grupo.

O Prefeito iniciou a reunião explicando que este comitê irá deliberar as novas medidas para a contenção e não disseminação da contaminação por COVID19 diante do quadro atual apresentado de redução do índice de contaminação.Foi pontuado a necessidade de adotar medidas específicas de incentivo à vacinação, diante do evidente benefício com o advento da vacinação.

Foi dada a palavra a representante do setor epidemiológico, que apresentou aos presentes os dados de casos positivos para COVID19 confirmados, desde janeiro de 2021 até julho do corrente ano, demonstrando significativa redução, corroborada pela vacinação, razão pela qual sugeriu intensificar a campanha;

Dada a palavra a enfermeira responsável pela vacinação, trouxe dados referentes ao processo de vacinação, destacando que nas comunidades ribeirinhas a população acima de 18 anos já está sendo realizada. Na cidade, o grupo de 30 a 40 anos não está aderindo à vacinação a contento, motivo pelo qual recomenda ampliar a campanha de vacinação para essa faixa etária.

Que a Secretaria Municipal de Saúde tem em estoque mais de 7 mil vacinas para atender a segunda dose.

O Prefeito retomou a palavra para explicar a necessidade de retornar as aulas no âmbito da rede municipal e estadual de ensino, diante da vacinação vigente.

A representante da escola Betel ressaltou a necessidade de retornar as aulas presenciais, diante dos prejuízos causados às crianças e adolescentes que estão sendo prejudicadas até no aspecto emocional.

A Coordenadora da SEDUC ressaltou que as aulas na rede estadual iniciaram no formato híbrido em maio/21 com perspectivas de retornar integralmente de forma presencial.

O Comandante da Polícia Militar pediu a palavra para trazer dados sobre os acidentes de trânsito ocorridos no município, destacando que de 2019 a 2020 foram de 216 acidentes e do ano de 2020 a 2021 foram de 312 acidentes, sendo do dia 23 de julho do corrente ano até a presente data, 27 ocorrências de festas clandestinas, com acidentes fatais, sobretudo no local denominado ALTO CRATO, além do aumento de furtos e roubos.

Os dados da Secretaria de Saúde demonstram que o número de acidentes é o dobro do apresentado pelo Comandante da Polícia Militar, com dez vítimas fatais.

O representante do 54º Batalhão de Infantaria de Selva pediu a palavra e corroborou os argumentos apresentados pelo Comando da Polícia Militar e sugeriu abrir bares e conveniências, sem restrição de horário, como forma de evitar que os jovens procurem festas clandestinas.

Deliberação: Volta as aulas na rede municipal de ensino somente a partir da segunda dose dos professores; prorrogação das medidas previamente estabelecidas no decreto que vence no dia 27 de julho de 2021 para até o dia 10 de agosto do corrente ano, estendendo até as 0h o funcionando de bares, conveniências, lanches e festas particulares com limitação de 20 pessoas; competição esportiva autorizada sem público, somente com os participantes; mantendo os demais itens na forma ajustada no decreto.

 

DECRETO 194.2021- COVID 19

FONTE: Secretaria Municipal de Gabinete do Prefeito

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *