Reunião da SUFRAMA em Humaitá do “Projeto Sustentável Regional”
Por: Mana Reichmann
Foi realizada em Humaitá no auditório da prefeitura, a reunião do Projeto Sustentável da Região da Suframa. Fizeram parte da mesa, Prefeito de Humaitá Dedei Lobo, o superintende da SUFRAMA Gen. Algacir Polsin, Diretor do Programa Calha Norte (DPCN) Gen. Ubiratan Poty, Vice-Gov do Acre Wherles Fernandes da Rocha ( Major Rocha), Reitor da UFAM Silvio Pulga, O Sec.da SEPROR, Petrucio Magalhães Júnior, Pres. da Assembleia Legislativa do AM Roberto Cidade, Dep. Adjunto, Pref. de Lábrea Gean Barros, Pres. da Câmara Manuel Domingos.
Os técnicos e representantes visitaram vários empreendimentos na cidade, como o Frigorifico Amazonas, Porto Mazutti, fazenda São Rita, entre outros.
O que surpreende nesta visita da SUFRAMA, foi uma oportunidade única de ouvirem a população e não somente de apresentarem o projeto. Poderiam ter aberto o debate e não ouvir somente os que fazem parte do sistema, não aqueles que sofrem com este sistema, estes sim, tendo muito a dizer e a solicitar aos representantes dos órgãos, só assim, teremos uma sociedade mais justa para todos.
Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus) será projeto piloto da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira (antiga Amacro). A intenção é conciliar projetos de interesse ambiental, social e econômico.
Viabilizar a verticalização da cadeia produtiva do agronegócio na região, com a finalidade de vencer as dificuldades operacionais e barreiras logísticas, e, de forma efetiva, conseguir gerar o desenvolvimento almejado como forma de minimizar as desigualdades regionais.
Sete municípios do Sul do Amazonas farão parte, por sua logística Humaitá poderá ser o Polo do Sul do Amazonas, são Apuí, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, que está na área de abrangência geográfica do projeto Abunã-Madeira, juntamente com 13 cidades do Leste do Acre e 12 do Noroeste de Rondônia.
O Diretor do Programa Calha Norte (DPCN) Ubiratan Poty, mostrou o que foi feito em Lábrea e em Humaitá com o dinheiro Federal.
Humaitá a partir de 2011 com o dinheiro do projeto Calha Norte, como as calçadas, Centro do Idoso, Quadras Poliesportiva entre outras obras. (com a emenda parlamentar do ex-Dep Sabino Castelo Branco).
Na Reunião foram levantados três problemas imediatos são eles, BR 319, Zoneamento e a Regularização Fundiária.
BR319 – Ligação do Sul do Amazonas com Manaus,
Zoneamento – Instrumento amplamente utilizado nos planos diretores, através do qual a cidade é dividida em áreas sobre as quais incidem diretrizes diferenciadas para o uso e a ocupação do solo, especialmente os índices urbanísticos.
Regularização Fundiária – O conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Que venha muitas empresas para a nossa região, assim, gerando emprego e desenvolvimento.
Transmissão realizada ao vivo: