Rei Charles III nomeia Keir Starmer como primeiro-ministro do Reino Unido

O rei Charles III nomeou nesta sexta-feira (5) Keir Starmer como o novo primeiro-ministro do Reino Unido, em uma cerimônia conhecida como “beija-mãos”, no Palácio de Buckingham. Starmer liderou a coalizão trabalhista que garantiu maioria absoluta no Parlamento britânico, levando à saída dos conservadores do poder depois de mais de 14 anos no comando.

Em seguida, Starmer, de 61 anos, foi à sede do governo e fez seu primeiro discurso como premiê. Ele agradeceu ao seu antecessor, Rishi Sunak, mas afirmou que o Reino Unido optou por mudança na eleição de quinta-feira (4) e que os eleitores esperam o retorno de uma política “voltada ao povo”.

“O serviço público é um privilégio. O governo vai tratar qualquer cidadão com todo o respeito. Mudamos o Partido Trabalhista, dedicando ele ao serviço. E é sobre isso que será esse governo. País em primeiro lugar. O partido, em segundo”, afirmou o premiê.

O agora ex-premiê Sunak admitiu a derrota e ligou para Starmer a fim de parabenizá-lo. Ele também prometeu uma transição de governo “pacífica e ordeira”.

Por Redação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *