Região Norte marca presença e gera potências no e-Sports

A projeção de e-Sports na região norte do país é positiva para os próximos anos, estando presente em um cenário de destaque. Essa prática representa o esporte em meio virtual, quando são realizadas competições de jogos eletrônicos. Muito além de apenas diversão, o eSports encontrou um terreno fértil para a consolidação de profissionais que geram lucratividade e levam um público de torcedores grandioso para as arenas de torneio.

No Amazonas, o projeto de lei nº 188, de 2021, reconhece o e-Sports como modalidade esportiva, sendo sancionada pelo prefeito de Manaus David Almeida e abarcando todo o município. A iniciativa contribui para a alta do índice de atletas na região, uma vez que o apoio público chama a atenção para investimentos tanto no esporte quanto para os competidores.

O segmento cresceu 5% de 2020 para 2021 no Brasil, chegando a arrecadar 2 bilhões de dólares, segundo os indicadores do provedor de análise sobre games Newzoo.

O empreendedor da Player Games, Fabrício Simões, destaca a importância de haver o apoio e incentivo do setor público e privado, o que transporta a modalidade de um jogo entre amigos para um cenário competitivo, marcando um crescimento maduro para o mercado amazonense.

Para ele, outro demonstrador da fortificação no estado diz respeito à criação da Federação Amazonense de E-Sports (FAESP), organização apoiada pela Player Games, que busca parceiros, incentivos, organização de campeonatos e a regulamentação do esporte no Amazonas.

O norte vem ganhando uma maior visibilidade na atuação dessa modalidade, representando cerca de 9% dos atletas em referência a quantidade nacional, de acordo com dados levantados pelo site de apostas BetWay Insider.

A porcentagem, apesar de pequena, representa um aumento positivo para a categoria, principalmente se forem levadas em consideração as problemáticas de infraestrutura e conexão de internet que a região possui.

“O Amazonas é um celeiro de talentos, mas que possui dificuldades na conexão do servidor e computador, o que faz com que o jogador já entre na partida perdendo no tempo”, pontua Fabrício.

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *