Projeto Natal do estudante
Para chegar à escola Vereador José de Souza Mota, tivemos de cruzar o Rio Madeira de balsa e andar mais 19 km em terra de chão, fomos de ônibus escolar, era um dia especial.
O motorista do ônibus Odilon foi passando e pegando as crianças, ele já conhece as crianças por nome.
As crianças arrumadas com as melhores roupas subiam no ônibus, quietas ansiosas, para passarem uma amanhã de brincadeiras e receberem o presente de Natal que pediram em uma cartinha. Muitos nunca tiveram presente de natal e, normalmente ajudam os pais na lida, como dizem, meninos e meninas brasileiros, que tem poucas oportunidades como essa, de apenas serem crianças.
Quem proporcionou esse momento foi um grupo de pessoas de Porto Velho – Rondônia, que têm esse projeto há 4 anos, pegam as cartinhas nos correios e, fazem a ponte entre o comercio e as crianças. Nesse grupo tem pessoas com diversas profissões e ocupações, deixam as suas vidas, para ver uma criança sorrir, pessoas que não querem aparecer e sim fazer algo especial, nesse mês do Nascimento do Nosso Salvador Jesus Cristo, aonde os três magos levaram presentes para o Rei dos Reis.
A coordenadora do grupo a Dra. Sandra Sarmento Nina, médica por profissão que acha tempo no seu dia a dia corrido para ajudar e levar alegria as crianças, falou com o Portal barrancas:
Esse ano tive essa ideia de fazer em uma escola, conheci a professora Inês, gestora da Escola Municipal Vereador José de Souza Mota e combinei com ela para as crianças fazerem as cartinhas e a gente vinha fazer a entrega dos presentes. Graças a Deus conseguimos atender todas as cartinhas às vezes um brinquedo ou outro que mudamos, mas, sempre entregamos um presente para as crianças. Primeira vez em Humaitá e o pessoal até ficaram surpreendidos que todos os brinquedos de porto velho.
Foram dados os presentes para os alunos e também para os seus irmãos, totalizando aproximadamente 100 crianças que receberam.
A primeira voluntaria foi a minha irmã Simone, ela trabalha no sindicato dos agentes penitenciários e sócio educadores de Rondônia. Através dela e do sindicato conseguimos muitas doações e a família e os amigos que nos ajudam sempre. Concluiu a Dra. Sandra Sarmento Nina
Quando chegavam ao comercio de Porto Velho e davam para o comerciante uma cartinha para ler, ele prontamente doava o brinquedo, demostrando assim, que o brasileiro apesar dos problemas, ainda se importa com o seu semelhante, não importa da onde seja.
A primeira escola do interior de Humaitá a receber o projeto Natal do estudante foi a Escola Municipal vereador José de Souza Mota. E tiveram apoio e participação e de logística da secretaria de educação Juci e seu marido Louro, a diretora da escola Inês Castro seu marido, professoras Marinalva Alegrim, Franciene Rodrigues, Inês Passos, alunos de educação física da UEA e dos amigos. Todos com um objetivo fazer o melhor para os brasileirinhos.
Chegaram à escola desceram do ônibus ainda tímidos, os voluntários tinham preparado varias brincadeiras como a dança das cadeiras, puxa corda, corrida de saco etc. chegou a hora da pipoca e da entrega dos presentes, foram para a maior sala da escola, ainda bem que é climatizada (que manhã quente). As crianças com pipoca e refrigerante sentadas no chão. Aguardando chegar a sua vez de receber o brinquedo.Que dia alegre para as crianças.
Foi importante pra mim receber esse projeto no primeiro ano como gestora, foi maravilhoso em ver essas crianças com olhar de felicidade, se elas estão felizes eu também estou. Só tenho de agradecer a equipe da Dra. Sandra de trazer esse projeto para a escola. cocluiu Inês Castro gestora da escola.