Primeiro navio com grãos deixa o porto de Odessa, na Ucrânia, desde a invasão russa

Um navio carregado com 26 mil toneladas de milho ucraniano deixou o porto de Odessa, nesta segunda-feira (1º), rumo a Trípoli, no Líbano. Essa foi a primeira embarcação que partiu do local desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

O navio percorrerá um trajeto com segurança garantida pela Turquia e pela ONU (Organização das Nações Unidas). “O primeiro navio de grãos desde a agressão russa deixou o porto. Graças ao apoio de todos os nossos países parceiros e da ONU, conseguimos implementar totalmente o acordo assinado em Istambul”, disse o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov.

Ucrânia, Rússia, Turquia e as Nações Unidas chegaram a um acordo para garantir a exportação segura de grãos dos portos ucranianos no Mar Negro, que foram bloqueados depois que a Rússia invadiu a Ucrânia.

“Desbloquear os portos fornecerá pelo menos US$ 1 bilhão em receita cambial para a economia e uma oportunidade para o setor agrícola planejar a temporada de semeadura do próximo ano”, disse Kubrakov.

O ministro informou que outros 16 navios aguardam para partir. “Hoje [segunda], a Ucrânia, junto com seus parceiros, dá mais um passo para evitar a fome no mundo”, afirmou.

A Ucrânia é o quarto maior exportador de milho no mundo, atrás de Estados Unidos, Argentina e Brasil. O desbloqueio dos portos ucranianos é considerado essencial par garantir a segurança alimentar global.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *