PF prende Zé Lopes, amigo de Amazonino Mendes

POLÍCIA FEDERAL PRENDE ‘ZÉ LOPES’, QUE FEZ FORTUNA NO AMAZONAS COM DINHEIRO DESVIADO DE COFRES PÚBLICOS. DURANTE ANOS, ELE FOI UMA ESPÉCIE DE ‘CAIXA 2’ DE AMAZONINO MENDES

Finalmente a casa caiu para o empresário José Lopes, conhecido como “Zé Lopes”, que fez fortuna no Amazonas com dinheiro desviado de cofres públicos, principalmente durante os governos de Amazonino Mendes, de quem era uma espécie de “caixa 2” e de quem é “amigo do peito” até hoje, como do Melo entre outros.
“Zé Lopes” foi preso na manhã desta quarta-feira, durante a “Operação Ojuara”, deflagrada pela Polícia Federal nos estados do Acre, Amazonas (AM) e Minas Gerais (MG) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por extensos desmatamentos no sul do Amazonas, lavagem de dinheiro e corrupção.
‘Zé Lopes” é dono da maior fazenda existente no Amazonas. Está localizada no município de Boca do Acre e possui cerca de 100 mil cabeças de gado.
Treze pessoas foram presas e encaminhadas para a sede da Polícia Federal no Acre.
Estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 36 de busca e outras diligências. Os investigados somam R$ 147 milhões em multas do Ibama, referentes a 86 mil hectares da Floresta Amazônica.
Segundo a PF os suspeitos invadiam áreas de preservação para fazer o desmatamento e ameaçavam moradores. Eles seriam protegidos por policiais militares do Amazonas, e conseguiam se livrar das multas com ajuda de funcionários do Ibama, e com a ciência do ex-superintendente do órgão no Acre.
Foram presos PMs do Amazonas e servidores do Ibama no Acre, além de fazendeiros, que é o caso de Zé Lopes.
fonte:portaldozacarias