Papa diz que é “loucura” pensar em usar armas nucleares na Ucrânia

O papa Francisco afirmou, nesta quarta-feira (21), que é “loucura” pensar em usar armas nucleares na Ucrânia. A declaração foi dada após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter dito que não está “blefando” sobre a possibilidade de utilizar esse tipo de armamento na guerra com os ucranianos, iniciada em 24 de fevereiro.

Francisco declarou que os ucranianos estão sendo submetidos à selvageria, monstruosidades e tortura. O pontífice disse que “um povo nobre está sendo martirizado”.

Ao falar para uma multidão na sua audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice elogiou a Ucrânia por desistir de armas nucleares após a independência da União Soviética, em 1991. “Isso foi corajoso. Em um momento nessa guerra trágica em que alguns estão pensando em armas nucleares, o que é uma loucura, o país disse ‘não’ desde o início”, afirmou Francisco.

Nesta quarta, Putin disse que o governo da Rússia convocará 300 mil cidadãos do país para atuar na guerra na Ucrânia. O presidente russo também fez uma referência clara ao potencial uso de armas nucleares na guerra. “Aqueles que tentam nos chantagear com armas nucleares devem saber que os ventos predominantes podem virar em sua direção”, declarou.

Por Redação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *