Otan convida formalmente Finlândia e Suécia para integrar a aliança militar

Em um passo histórico, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou, nesta quarta-feira (29), que convidou formalmente a Finlândia e a Suécia para fazer parte da aliança militar ocidental.

“Decidimos convidar a Finlândia e a Suécia para se tornarem membros da Otan e concordamos em assinar o Protoclo de Acesso”, anunciou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, em um comunicado durante a cúpula do grupo, que acontece em Madri, na Espanha.

Com o movimento, o provável ingresso dos dois países escandinavos coloca a Otan em uma proximidade territorial sem precedentes com a Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Na terça-feira (28), a Turquia, que era contrária à entrada da Finlândia e da Suécia na Otan, mudou de posição e decidiu aceitar que as duas nações também façam parte da aliança, o que destravou as negociações.

A cúpula da Otan reúne, ao longo desta semana, os líderes de todos os membros da aliança, da Finlândia e da Suécia, que comparecem como países convidados. A guerra da Ucrânia é o principal assunto do encontro.

Por Redação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *