Oposição alega suposta fraude nas eleições venezuelanas e diz que Edmundo González obteve 70% dos votos
Líder da oposição venezuelana, María Corina Machado afirmou nesta segunda-feira (29) que o candidato opositor Edmundo González obteve 70% dos votos nas eleições presidenciais de domingo (28). O índice, conforme a oposição, que alega fraude no pleito, foi baseado nas atas dos centros de votação.
A declaração de Corina foi dada após o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) anunciar a contestada vitória do atual presidente do país, Nicolás Maduro. Pesquisas de boca de urna apontavam González como o vencedor das eleições.
Com o resultado, também contestado pela comunidade internacional, Maduro foi reconduzido para um novo mandato de seis anos, de janeiro de 2025 a janeiro de 2031.
Corina seria candidata a presidente, mas foi impedida de disputar as eleições pela Justiça Eleitoral da Venezuela, alinhada a Maduro. González acabou escolhido para representar a oposição.
“Nós vamos combater com a verdade. É impossível o que disseram”, declarou Corina em discurso após o resultado. “Temos informação e temos as atas”, prosseguiu. Já González afirmou que a luta “vai continuar”.
Por Redação