O projeto que leva conhecimento aos ribeirinhos

“Leitura é vida!” Disse Guimarães Rosa.
O projeto Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica, promove ações que incentivam o contato com as letras em comunidades da Região no município de Apuí, localizado no Sul do Amazonas.
O Portal Barrancas,  falou com a idealizadora e Coordenadora do projeto, Cristiane Vieira Maciel da Silva, ex-secretária Municipal de Meio Ambiente de Apuí (AM), exercendo o cargo no período de 2009/2012.  Advogada, Mãe, Mulher. Cidadã.

 “Senti a necessidade de auxiliar as crianças do interior, das comunidades ribeirinhas do Sul do Amazonas, através da leitura”.Cristiane Maciel
 Sem vínculo político partidário, com a colaboração de voluntários. É um projeto social de leitura para montar minibibliotecas em 8 escolas rurais, localizadas nas Comunidades Tradicionais ao longo do Rio Aripuanã.
O Projeto Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica,  tem como o objetivo  levar a leitura às crianças e adolescentes moradoras de comunidades tradicionais localizadas no Sul do Amazonas, para isso, contempla  pequenas escolas,  localizadas nestas comunidades com a doação de livros.
Devido à distância, com dificuldades de acesso,  e sem vontade política,  as poucas escolas localizadas nas comunidades tradicionais do Sul do Amazonas, não possuem nenhum tipo de biblioteca.
O projeto arrecada  livros voltado ao público infanto-juvenil e promove a entrega para estas escolas, proporcionando às crianças e adolescentes ampliar seus horizontes e conhecimentos através da leitura.

“A leitura é capaz de mudar vidas e,  tem o condão de criar e estimular os sonhos de crianças e adolescentes.
Através da leitura podemos enxergar um mundo de possibilidades.
Em regiões de difícil acesso, a distância de tudo dificulta também o acesso à leitura.
Levar os livros,  significa levar para as crianças da floresta a possibilidade de enxergar melhor o mundo, alimentar os sonhos e vislumbrar um futuro de possibilidades.
Escolhemos,  desenvolver este projeto com as crianças e jovens moradores nas comunidades tradicionais do Sul do Amazonas,  porque são elas,  que identificamos serem as mais desfavorecidas com as ações educacionais e as que possuem mais dificuldade no acesso à cultura e aos livros”. Finalizou Cristiane Maciel.

Projetos como esse, tem de serem incentivados, só assim, as crianças vão expandir o seu universo por meio do mundo da leitura. A conscientização se fundamenta na responsabilidade social e fornece um grande retorno não só para o público impactado como para a sociedade.
A primeira entrega foi dia 29 de abril, na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, localizada na Comunidade do Mata Matá (BR 230, km 105 – MANICORE (Am).

 Você pode doar  livros para o projeto para serem distribuídos a pequenas escolas localizadas em comunidades ribeirinhas.

Contato do  Projeto Caminho dos Livros pela Floresta Amazônica
página no facebook: www.facebook/caminhodoslivrospelafloresta/
Blog: https://caminhodoslivrospelafloresta.blogspot.com.br/

Barrancas Seu Portal de Notícias / Dar Voz Aquele Que Não Tem Voz

 
 
Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *