Lixo retirado de igarapés de Manaus diminui 23% em 2016

Manaus – O volume de lixo retirado dos igarapés de Manaus diminuiu 23% no acumulado de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015. Responsável pelo trabalho, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) aponta as ações de conscientização e coleta seletiva como importantes agentes transformadores do comportamento social, em relação ao meio ambiente.
Segundo a secretaria, em 2016, de janeiro a julho, um total de 3,9 mil toneladas de lixo foram retiradas dos igarapés. Já no ano passado, mais de 5 mil toneladas de resíduos saíram do leito dos rios que cortam a cidade.
“A Prefeitura de Manaus mantém contato direto com as comunidades, por meio das equipes de conscientização porta a porta e os garis da alegria. Essa redução pode ser um reflexo positivo dessa aposta”, avaliou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.
De acordo com ele, só este ano, mais de 1.200 ações de conscientização porta a porta já foram realizadas, alcançando mais de 100 mil pessoas sensibilizadas em escolas, bairros, comércios e indústrias, por exemplo. “Essas ações foram impulsionadas pelo município nos últimos anos, tendo rotas fixas de passagem das equipes, de porta em porta todos os dias, levando informações e orientações”, lembrou Paulo.
 
Conscientização
Nesta quinta-feira (01), as ações de sensibilização continuam, tanto com as equipes de porta a porta, nas ruas Bom Jesus, na Redenção, e Anastácio Assunção, no São Lázaro; como também com os Garis da Alegria, que participam de evento no Centro de Reabilitação Ismael Abdel Aziz, no Rio Preto da Eva, Rodovia AM-010, km 53.
O serviço de limpeza de igarapés é diário e retira, em média, 17 toneladas de lixo por dia. Nesta semana, 90 trabalhadores atuam nos igarapés da Rua Projetada do Armando Mendes; do Passarinho; do São Jorge (Rua da Cachoeira e Beco Bragança); e na Orla da Manaus Moderna, São Raimundo e Educandos.

Mostrar Mais