Israel dissolve o Parlamento e realizará quinta eleição em quatro anos
O Parlamento de Israel, o Knesset, votou por sua dissolução nesta quinta-feira (30), provocando a quinta eleição nos últimos quatro anos. Nesta sexta-feira (1º), o ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, assumirá o cargo de primeiro-ministro interino.
Com o placar de 92 a 0, a votação colocou fim no mandato de Naftali Bennett como primeiro-ministro – um dos mais curtos da história de Israel – e abre caminho para o ex-premiê Benjamin Netanyahu retornar ao poder.
Bennett disse, na quarta-feira (29), que não concorrerá à reeleição, afirmando que é “hora de recuar um pouco” e “olhar as coisas de fora”. Novas eleições serão realizadas em 1º de novembro. “Nas últimas semanas, fizemos tudo o que pudemos para salvar esse governo. Aos nossos olhos, a continuação de sua existência era de interesse nacional”, declarou Bennett.
Ele tomou posse em junho do ano passado, pondo fim ao mandato de Netanyahu, que durou mais de 12 anos. O seu governo era composto por oito partidos políticos.
Embora tenha alcançado conquistas domésticas e diplomáticas significativas, a política interna acabou derrubando a coalizão. Nas últimas semanas, o governo ficou sem maioria no Parlamento para aprovar qualquer projeto.
Por Redação