Governador Wilson Lima confirma filiação ao Partido União Brasil

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a filiação ao partido União Brasil. O anúncio foi feito na quarta-feira (10), durante o período conhecido como ‘janela partidária’, prazo em que parlamentares também podem trocar de legenda sem perder o mandato.

Wilson Lima se elegeu governador em 2018 pelo Partido Social Cristão (PSC).

A partir da troca, parlamentares aliados a Lima também devem migrar para o partido. A sigla é aliada ao Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro.

A filiação de Wilson Lima aconteceu em Brasília, com o secretário-geral da União Brasil, Antônio Carlos Magalhães Neto. O partido tem a maior legenda na Câmara, com 78 deputados federais.

Janela Partidária

A chamada ‘janela partidária’, período no qual parlamentares federais, distritais e estaduais estão autorizados a trocar de partido sem o risco de perder o mandato, começou na última quinta-feira (3).

A janela é aberta em todo ano eleitoral e começa sempre seis meses antes da data do pleito, com duração de 30 dias.

De acordo com a legislação, um parlamentar que trocar de partido fora desse prazo e sem apresentar uma justa causa à Justiça Eleitoral corre o risco de perder o mandato. A justificativa para a regra é o entendimento da Justiça Eleitoral de que os mandatos de deputados federais, estaduais e distritais pertencem aos partidos e não ao parlamentar eleito.

A partir do dia 2 de abril, quem não estiver filiado a um partido não pode ser candidato nas eleições 2022.

Fonte: G1/Rede Amazônica Foto/Divulgação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *