Google Play: saiba tudo sobre a loja de apps
Você já ouviu falar do Android Market? Se você respondeu sim, então provavelmente seu primeiro celular com Android foi adquirido há bastante tempo. Agora, se este nome não é familiar para você, não se preocupe. Preparamos um artigo especial com todos os detalhes que marcaram a trajetória do Google Play, antigo Android Market, a maior loja de apps para celulares da história. Veja a seguir.
Android Market para Google Play
O Android Market nasceu junto com os primeiros celulares Android que foram lançados no decorrer de 2008. Hoje, com 11 anos de vida, a loja coleciona altos e baixos, que vão desde números impressionantes de downloads até problemas de segurança relacionados com aplicações maliciosas.
Diferente do Android, que é um sistema de código-aberto e que pode ser acessado e desenvolvido por qualquer empresa ou usuário avançado, o Google Play só é instalado em celulares certificados, que são homologados pelo próprio Google. Isso é necessário pois a loja tem conteúdo original e também pago, o que requer alguns cuidados com segurança e uso de informações, sobretudo em plataformas que processam pagamentos.
Evolução dos ícones da loja: do Android Market, em 2008, até Google Play em 2019
O Android Market durou cinco anos, sendo substituído, em 2012, pela marca Play Store, que mais tarde foi rebatizada de Google Play. A mudança de nome foi necessária para atender a nova estratégia do Google de oferecer produtos que vão além dos celulares Android e estão em outras plataformas, como computadores e Smart TVs, por exemplo. Assim, o Google Play se tornou uma loja mais ampla que hoje está presente em milhares de outros aparelhos.
Em 2012, contudo, a loja centralizava apenas duas outras categorias: Google Music (depois rebatizado de Play Música) e Google eBookstore (depois, Play Livros). Outras foram incorporadas ao longo dos últimos anos, como o Google Play Filmes e o Play Banca.
Controversas do Google Play
Atualmente, o Google Play é a maior loja de aplicativos para celulares, sendo também a maior em número de opções grátis (comparando com a App Store). Com grandes números, grandes responsabilidades e desafios chegaram, e foi questão de tempo até que os problemas começassem a bater na porta do Google.
Logo, a Play Store também é considerada como a loja menos segura e com o maior número de apps maliciosos em circulação quando comparada a App Store (Apple). Isso se deve a política pouco eficiente de homologação de aplicativos e jogos hospedados para avaliação por centenas de desenvolvedores. Casos de roubo de dados e de mineração de criptomoedas sem o conhecimento do usuário se tornaram populares entre os anos de 2016 e 2018.
Visual do Google Play até 2018
Além de otimizar seus protocolos de segurança com o passar do tempo, o Google embutiu no Google Play o Play Protect, que nada mais é do que um antivírus que escaneia o conteúdo que está dentro da loja e que pode ser baixado por todos os usuários. O sistema Android também teve seu sistema de permissões otimizado para que o usuário consiga controlar os acessos que são fornecidos a apps instalados.
Google Play em números
O Google Play tem números expressivos e passou por mudanças que marcaram seus usuários em vários sentidos. Eles são:
- São 3,6 milhões de aplicativos disponíveis até 2018;
- Google Play é, atualmente, quase 70% maior que a App Store;
- Em 2015, 3,15% dos apps do Google Play tinham comportamento malicioso;
- Só em 2017, 17,5 mil apps migraram do iOS para o Android;
- O Google Play chegou ao sistema Chrome OS em 2016;
- Na China, atualmente, não há celulares Android com Google Play instalada;
- Em 2015, o Google Play recebia 6 bilhões de denúncias de apps fraudulentos por dia dos usuários;
- O Brasil fechou 2017 na quinta posição no ranking dos países que mais desenvolvem aplicativos para o Google Play;
- O aplicativo mais baixado na história do Google Play é o WhatsApp;
- O jogo mais baixado de todos os tempos é o “Pou”, que desbancou o reinado de anos no topo do Subway Surfers em 2017.
Você conhecia todos esses números e curiosidades sobre a Google Play? Conte pra gente nos comentários.
Fonte: canaltech.com.br