Ex-primeiro-ministro Shinzo Abe é baleado no Japão

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, 67 anos, foi baleado na altura do peito durante discurso na cidade de Nara, no Oeste do Japão, nesta sexta-feira (8) – noite de quinta (7) no Brasil – informa a imprensa local.

Abe foi atacado durante discurso perto da estação Yamato-Saidaiji, em Nara, e caiu sangrando. Ele estava com as mãos no peito quando caiu e sua camisa estava ensanguentada.

Aos menos dois tiros foram disparados, informou um repórter da agência de notícias estatal NHK.

O ex-premiê foi levado inconsciente a um hospital. A Kyodo News informou que “Abe sofreu uma parada cardiorrespiratória”. A NHK falou em “insuficiência cardíaca”.

A imprensa local disse que um suspeito foi detido: um homem de 42 anos. A polícia afirmou ter recuperado a arma usada no ataque.

Shinzo Abe é o primeiro-ministro que mais tempo ocupou o cargo no Japão, quando ficou 8 anos. O membro do Partido Liberal Democrático (LDP) teve dois governos: entre 2006 e 2007 e 2012 e 2020. Conservador, ele deixou o cargo em agosto daquele ano por motivos de saúde.

Em 2006, Abe se tornou o mais novo primeiro-ministro a assumir o cargo no Japão desde a 2ª Guerra Mundial.

Em setembro de 2007, ele renunciou de forma surpreendente depois do partido perder as eleições de julho daquele ano. Segundo Abe, ele deixou o cargo para tentar resolver um entrave envolvendo uma missão naval que apoiava operações militares dos Estados Unidos no Afeganistão. Membros do alto escalão do governo afirmaram que problemas de saúde também foram decisivos para a saída.

Em 2013, Abe estava à frente do país quando Tóquio foi eleita cidade-sede das Olimpíadas em 2020

Por Redação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *