Enem 2020: Estudantes da Ufam oferecem aula online e gratuita para alunos de baixa renda
Projeto HelpVest tem como objetivo auxiliar alunos de escola pública que estão sem aulas online e não tem condições de pagar por um curso pré-vestibular
Um grupo de estudantes de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) criaram uma sala online para oferecer aulas gratuitas de Língua Portuguesa a alunos de baixa renda que devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. O projeto sem fins lucrativos tem como objetivo auxiliar alunos de escola pública que estão sem aulas online e não tem condições de pagar por um curso pré-vestibular.
Com as escolas fechadas e acesso limitado às informações devido à pandemia da Covid-19, muitos vestibulandos se sentem prejudicados com a não suspensão do exame. Pensando nisso, o estudante do 7º período Letras da Ufam, Luís Lima, idealizou o projeto ‘Help-Vest’ que contará com o ensino gratuito de produção textual, literatura, gramática e atualidades.
Luís conta que a ideia surgiu assim que foi decretado o afastamento das atividades escolares no estado. “Eu tenho uma tia que é pedagoga em uma escola e eu a ajudei nas aulas online que ela precisava fazer para os alunos. Depois fiquei pensando se os professores estariam fazendo isso nas escolas de ensino médio”, explicou o estudante.
Conversando com alguns alunos, Luís descobriu que muitos estavam sem aulas desde o início do ano. “Tomei então a iniciativa de fazer aulas para alunos da escola pública que não tem condições de pagar um cursinho ou que estão sem aulas on-line”, relatou.
No primeiro momento, seriam somente aulas de produção textual, ministradas pelo próprio estudante, mas a ideia logo ganhou o apoio de outros colegas de curso.
A equipe é formada hoje pelo mestrando em Letras da Ufam, Vinicius Milhomem, os estudantes do 7º período de Letras da Ufam, Davimar Nunes e Luís Lima, e a estudante do 9º período de Letras da Ufam, Fernanda Andrade.
De acordo com Vinicius Milhomem, os bairros periféricos tem se destacado na procura e a maioria das inscrições tem sido de pessoas mais velhas. “Estamos recebendo muita demanda de alunos do interior também. A divulgação já está tão grande, que tem gente até de outros estados”, destacou.
Para participar é necessário preencher o formulário disponível no link que estará disponível até às 22h do domingo (17). Após o preenchimento, o candidato é redirecionado a plataforma de estudo.
Por Amaríles Gama
acritica.com