Eleição para o Conselho Tutelar em Humaitá, com falta de respeito com os eleitores

Os Conselhos Tutelares, organismos presentes em praticamente todas as cidades brasileiras e responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.
A eleição dos Conselheiros Tutelares em Humaitá, as campanhas este ano foram mais participativas e acirradas que os anos anteriores. Por isso,  os eleitores humaitaenses esperavam um pouco mais de respeito da parte dos organizadores, o quê, segundo informações, em algumas sessões não ocorreu até o momento.
Os eleitores foram votar em pleno domingo,  e segundo informações encontraram em algumas sessões, apenas um mesário, uma sala, que causou mais lentidão e o tempo de espera longo,fizeram alguns eleitores desistirem de votarem. O voto para Conselho Tutelar se dá por seu caráter livre e não obrigatório. Trata-se da única eleição que delega poderes a um cidadão de forma facultativa, ou seja, o eleitor não vai votar por ser obrigado, vota por causa do candidato! Em tese, essa é certamente a forma mais democrática de participação eleitoral.
Um eleitor que entrou em contato com o Portal Barrancas disse:                                                      “Quando  cheguei na Escola Álvaro Maia,  somente uma sala estava sendo usada para a votação e ainda por cima, só um mesário, e recebe os eleitores das sessões da Escola Álvaro Maia e as sessões da UEA. A sala encontrava-se  lotada de pessoas querendo votar e o mesário perdido,ainda para piorar a situação a votação está sendo em cédula de papel
As pessoas que vão de bom gosto querendo votar, porém, a demora é tanta que elas acabam desistindo. No meu ponto de vista isso é falta de preparo por meio da comissão organizadora da eleição e uma falta de respeito com a população que está indo votar.”
Conselheiros serão responsáveis por zelar pela proteção contra os maltratados, dos pedófilos e dos exploradores de crianças e adolescentes.
Os conselheiros Tutelares, serão remunerados pelo orçamento municipal e possuem direito a férias, licenças, 13º salário e cobertura previdenciária.
Por isso a importância dessa eleição, se forem eleitos pessoas que só querem ganhar o salário e  fazer politica para os seus candidatos à prefeito e vereadores, quem irá sofrer serão as crianças, adolescentes e a sociedade como um todo.  No minimo a organização deveria ter  mais atenção com os eleitores e com a população.
Quais são as atribuições  previstas no artigo 136 do ECA, dos conselheiros?

  • Atender e aconselhar os pais ou responsável pelas crianças e adolescentes;
  • Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança para crianças e adolescentes;
  • Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
  • Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
  • Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos;
  • Representar ao MP, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.

Estamos com o espaço aberto para a organização das eleições do conselho tutelar em Humaitá se manifestar.
 
Com informações: eca, g1 – foto:ilustrativa internet

 

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *