Dra. Sarah Gilbert PhD pode ter descoberto a vacina contra a COVID-19, profª da Universidade de Oxford
Via: Enséñame de Ciencia
Dra. Sarah Gilbert, Por mais de quinze anos, temos fabricado e testado vacinas destinadas a induzir respostas de células T aos antígenos que codificamos, inicialmente usando antígenos da malária, gripe e tuberculose. Tivemos muito sucesso com regimes de iniciação-reforço heterólogos usando uma vacina de DNA ou varíola aviária ou adenovírus recombinante para iniciar uma resposta e MVA recombinante (Vaccinia Ankara modificada) para reforçá-la.
Os adenovírus recombinantes para ensaios clínicos podem agora ser produzidos para GMP pela Unidade de Biomanufatura Clínica da Universidade . A equipe da CBF trabalha em estreita colaboração com os acadêmicos para preparar lotes de novas vacinas para ensaios clínicos.
Duas novas vacinas (MVA-NP + M1 e ChAdOx1 NP + M1) foram desenvolvidas para atingir o Influenza A. Os adultos já apresentam respostas das células T de memória aos antígenos da gripe, mas com o tempo, esses níveis caem abaixo dos níveis protetores. Em testes clínicos, as novas vacinas são capazes de aumentar essas respostas de baixo nível para níveis muito altos, tanto isoladamente quanto em combinação com a vacina contra a gripe sazonal. As respostas aumentadas de células T podem ser protetoras contra vários subtipos de Influenza.
O trabalho recente se concentrou no desenvolvimento de vacinas contra patógenos emergentes e reemergentes, incluindo MERS, Lassa, Nipah e CCHF. Uma vacina contra a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) foi testada em testes clínicos no Reino Unido e agora está em testes na Arábia Saudita, onde o vírus é endêmico.
Atualmente, estamos nos concentrando no desenvolvimento de uma vacina (ChAdOx1 nCoV-19) contra SARS-CoV-2 trabalhando com OVG e equipes dentro de Jenner, incluindo aquelas lideradas por Teresa Lambe e Katie Ewer .
https://covid19vaccinetrial.co.uk/
Sou cofundador da Vaccitech, empresa spin in-out da Universidade de Oxford, que está desenvolvendo novas vacinas usando os vetores virais não replicantes Chimpanzee Adenovirus Oxford (ChAdOx) e Modified Vaccinia Ankara (MVA).
fonte:https://www.ndm.ox.ac.uk/team/sarah-gilbert