Dia das Crianças: Ação voluntária atende mais de 500 famílias no Sul do AM

Humaitá-AM – Na manhã de terça-feira (12/10), aconteceu a 6ª edição do projeto “Faça uma criança sorrir”. É uma iniciativa projetada por Jailson da Silva Abadias e colaboradores, moradores e não moradores do conjunto Rio Madeira, situado às margens da BR 319, alguns quilômetros longe do centro da cidade de Humaitá, Sul do Estado do Amazonas.

Sendo uma iniciativa sem fins lucrativos, o projeto acontece desde o ano de 2016 e tem como principal objetivo comemorar o dia 12 de outubro junto às famílias e crianças do conjunto habitacional. Se adequando ao “novo normal” – tempos de pandemia, o projeto saltou de 96 crianças atendidas em 2016 para mais de 500 famílias atendidas em 2021, distribuindo na atual edição do projeto mais de 1.200 brinquedo e lembranças.

Além da participação dos voluntários que organizam e executam as atividades, o projeto conta com a participação de empresários e pessoas físicas que colaboram subsidiando os materiais necessários para a confecção das sacolinhas e a entrega de brinquedos para as crianças.

 

 

O projeto “Faça uma criança sorrir”, compreende a realização de uma manhã de lazer para as crianças que residem no conjunto habitacional Rio Madeira. Por conta da pandemia da Covid 19, as duas últimas edições os voluntários prontificaram-se em visitar casa por casa e levar em domicílio brinquedos e lembrancinhas para os pequenos, evitando com isso aglomerações.

Respeitando o ‘estado de calamidade’ e os preceitos legais de combate e prevenção à Covid 19, este ano, a exemplo do ano de 2020, não aconteceu a tradicional “Rua de lazer”, ideia piloto que em “tempos normais”, espalha pela rua “B” atrações infanto-juvenis como pula-pula, futebol de trio, sorteios, atividades circenses (palhaços e boneco), dentre outras.

Para o idealizador do projeto, gratidão foi o sentimento que tomou a todos ao final da manhã do dia 12. Para Jailson, nada seria possível sem a ajuda dos colaboradores dos diversos segmentos a sociedade humaitaense. Para ele, são essas pessoas que juntas angariam recursos e materiais que na prática fazem tudo acontecer. “Agradecemos de coração a todas as pessoas que colaboraram e contribuíram: colegas, amigos, empresários, comerciantes, autônomos e outros que merecem toda nossa estima, pois, juntos, conseguimos alcançar tantas crianças e famílias. O crédito é todos. Muito obrigado”, finalizou Jailson.

Como de costume, este ano, as atividades foram finalizadas no perímetro da “invasão”, região próxima ao conjunto Rio Madeira com grande índice de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, esta edição do projeto percorreu cerca de 15 ruas em aproximadamente 3 horas de caminhada para fazer as entregas em domicílio (Pais e crianças avisados antecipadamente esperavam em frente suas casas).

 

Moradora da região da “invasão”, dona Regina afirma que em anos esse é o único acontecimento nos qual os moradores daquela região são lembrados. “vez ou outra aparece alguns que vem nos ajudar, mas, o dia das crianças é uma coisa que a gente já tem certeza que todo ano vai acontecer”.

 

 

texto e fotos: Romilson de Azevedo

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *