Dia ‘D’ de multivacinação e contra poliomielite acontece em Manaus neste sábado (17); veja endereços
“São mais de 300 postos de vacinação em diferentes pontos da capital. Público alvo são crianças e adolescentes na faixa etária de zero até 14 anos”
O Dia “D” de mobilização da campanha contra a poliomielite e de multivacinação, da Prefeitura de Manaus, marcado para este sábado (17), terá 135 postos fixos e 200 volantes. O público alvo são crianças e adolescentes na faixa etária de zero até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A ação será das 8h às 17h e a recomendação é para que seja apresentado o cartão de vacina na hora do atendimento. Veja os endereços (clique aqui).
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, os postos fixos irão funcionar em unidades de saúde da rede municipal e os 200 postos volantes farão busca ativa para vacinação de crianças e adolescentes em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados e shoppings.
Na campanha contra a poliomielite, iniciada no dia 5 deste mês, todas as crianças na faixa etária de um a quatro anos deverão receber uma dose da Vacina Oral contra Poliomielite (VOP). Para crianças de dois meses até 11 meses e 29 dias, os profissionais de saúde irão avaliar o cartão de vacina e verificar a necessidade de doses da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).
O Dia “D” também vai disponibilizar as seguintes vacinas:
- BCG, que previne a tuberculose;
- Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e o vírus Haemophilus influenzae B;
- Rotavírus, contra a gastrointerite;
- Pneumocócica 10, que protege a pneumonia, meningite e otite;
- Meningocócica C;
- Meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos);
- Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola;
- Varicela;
- Vacina HPV;
- Hepatite A;
- Dupla Adulto, contra difteria e tétano;
- e Febre Amarela.
Meninas e meninos poderão aproveitar a mobilização do sábado para a imunização contra o HPV (Papilomavírus humano), que é um vírus que pode causar câncer, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. A vacina contra o HPV é direcionada para meninas de nove a 14 anos e para meninos na faixa etária de 11 a 14 anos.
A campanha segue em Manaus até o dia 30 de outubro.
Por G1 AM
https://g1.globo.com/am