Covid-19 se estabiliza em Manaus, mesmo com retorno de novas atividades comerciais

“Mesmo com terceiro ciclo do comércio, Manaus vive estabilidade em relação à Covid”

 
O vereador Marcelo Serafim (PSB), que é farmacêutico bioquímico, explica que mesmo com o início do terceiro ciclo do plano de reabertura gradual do comércio completando 14 dias nesta segunda-feira, 13, Manaus vive uma estabilidade na incidência dos casos de coronavírus, causador da Covid-19.
Marcelo Serafim usa a Itália, um dos países mais afetados pela pandemia, para efeitos de comparação. “Na Itália, que já chegou a ter mais de 700 óbitos por dia em uma das suas semanas epidemiológicas, na última teve apenas 13, mesmo com toda a reabertura”, disse.
O vereador esclareceu também sobre os tipos de testes que são usados para diagnóstico de Covid-19. “Os casos novos que são identificados no nosso estado, 18% são em Manaus e 82% no interior. Quando a gente vai ver o tipo de diagnóstico, 98% são por testes rápidos, que veem a sorologia, que vê se o paciente tem ou não a imunidade. E apenas 2% pela técnica de biologia molecular que efetivamente busca e encontra o vírus”, afirma.
Marcelo Serafim utiliza como parâmetro para avaliar as reduções de óbitos os números de sepultamentos. “Vocês sabem que nas semanas mais trágicas na nossa cidade, nós tivemos 137 sepultamentos em média e na outra (semana) 147. Nas últimas três semanas a cidade de Manaus vive uma estabilidade. Foram 31 óbitos em uma semana, 31 na segunda e 30 nessa última semana que se encerrou no dia de ontem (sábado, 11)”, pontua.
Outro fator são os índices de internação, cuja maioria é no interior. “Nós temos que olhar para os números de internação, mais uma vez em queda. Desde que tudo reabriu, no dia 1 de junho, nós tínhamos 925 pacientes internados, e hoje temos apenas 435, grande parte deles do interior do estado”, afirma.
Segundo o vereador, analisando os dados dos internados na capital, os números mostram estabilidade. “As internações por semana em Manaus também vivem um momento de estabilidade. Vocês podem analisar aqui no gráfico que na última semana apenas 43 pacientes foram internados, quando tivemos semanas que mais de 450 pacientes estiveram internados”, explica.
Marcelo Serafim alerta para a necessidade de manter os hábitos de higiene e que a explicação é para que a população tenha clareza sobre em que estágio a pandemia se encontra em Manaus.
“Precisamos continuar usando máscaras, ter cautela na nossa higienização, especialmente das mãos. Mas temos que ter a clareza de que efetivamente a cidade de Manaus já passou pelo pior. Agora, cabe a cada um de nós reiterarmos a todo nosso círculo de amizade que tomem as precauções. Mas graças a Deus, Manaus mais 15 dias após um novo ciclo de reabertura efetivamente mostra números muito estáveis”, conclui.
 
Fonte amazonasatual.com.br

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *