Cientista bate recorde mundial por viver mais tempo embaixo d’água

Um mergulhador da Marinha dos Estados Unidos, que é especialista em mergulho saturado (em grandes profundidades), está há mais de 74 dias morando embaixo d’água, no Jules Undersea Lodge, na Florida. O objetivo do cientista americano é ficar até dia 9 de junho, quando completará 100 dias. Nesse período, ele está vivendo em um alojamento submerso a uma profundidade de cerca de nove metros.

Joseph Dituri, que o doutor em engenharia biomédica, pesquisador e professor da Universidade do Sul da Flórida (USF), desenvolveu sua paixão pelo fundo do mar. Apelidado de Dr. Deep Sea (Dr. Mar Profundo), Dituri, de 55 anos, conhece como poucos o ambiente marinho.

Dituri já bateu o recorde mundial de mais tempo morando embaixo d’água, conquistado em 2014 por dois pesquisadores da Universidade do Tennessee, que passaram 73 dias no mesmo alojamento.

O projeto é uma oportunidade para pesquisar como a exposição de longo prazo à pressão aumentada embaixo d’água afeta o corpo humano. Os efeitos físicos e mentais de ficar por um período tão prolongado no ambiente subaquático serão monitorados por uma equipe médica, que irão fazer visitas regulares ao alojamento e submeter Dituri a uma bateria de testes, incluindo exames de sangue, ultrassom e eletrocardiograma, entre outros.

Acidente de mentira

Um YouTuber que postou um vídeo em que salta de paraquedas de um avião enquanto filma a aeronave até ela cair poderá pegar até 20 anos de prisão depois de concordar em se declarar culpado de obstruir uma investigação nos Estados Unidos. Trevor Jacob, de 29 anos, tem sido alvo de críticas por supostamente ter planejado o incidente, derrubando de propósito a aeronave.

No vídeo, que já tem quase 3 milhões de visualizações, Jacob parecia ter problemas no motor do Taylorcraft enquanto sobrevoava o sul da Califórnia em novembro de 2021. Enquanto voava, o motor supostamente perdeu potência, parou e não pôde ser reiniciado. Jacob então pulou, filmando todo o salto.

Segundo o site “The Sun”, o vídeo, que ainda está disponível no YouTube, foi usado por um tribunal para provar que o nativo de Lompoc, Califórnia, havia derrubado o avião deliberadamente.

Câmaras colocadas por toda a aeronave também registram a queda na floresta e a colisão da aeronave ao solo. Jacob filmou ainda os destroços, as ferragens, e seguiu até o dia escurecer e aparecer alguém que o ajudou.

Jacob, que é ex-snowboarder olímpico, disse que estava indo participar de algumas aventuras gerais, como parapente e snowboard.

Por Redação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *