Chuva forte que atingiu o Rio alagou ruas, impediu jogo e arrastou navio-plataforma de petróleo em Niterói

“Bolsões d’água foram formados em vários pontos e houve quedas de árvores”

RIO — Uma chuva muito forte atingiu diversos bairros do Rio num período curto de tempo na noite desta quinta-feira. As áreas mais atingidas foram as zonas Norte, Sul e Centro. Durante o temporal, formaram-se bolsões d’água pela cidade, assim como queda de árvores. Em Niterói, na Praia de Boa Viagem, uma plataforma de petróleo da Petrobras chegou muito próxima à orla e quase colidiu com a costa. A cena chamou atenção de quem passava, e muitos registraram o momento. De acordo com a empresa, a embarcação já foi rebocada à área onde fica normalmente fundeada.
O clima chegou a afetar, também, a operação dos transportes, como trens da Supervia e VLT. No futebol, a partida Botafogo X Resende, no Engenhão, no Engenho de Dentro, chegou a ser paralisada durante alguns minutos. Já o jogo Vasco X Cabofriense, em São Januário, foi adiado devido à falta de luz. A prefeitura acionou sirenes de alerta nas comunidades Tavares Bastos e no Complexo do Turano.
O município entrou em Estágio de Alerta às 18h55m desta quinta. Em seguida, em Estágio de Atenção às 20h05m. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), foram registrados ventos fortes de até 76 km/h. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, entre 19h45m e 20h45m, choveu 42 milímetros em Santa Teresa e em Laranjeiras. Na Zona Norte, o bairro mais atingido foi a Tijuca com 29 milímetros de água acumulada durante um hora.
Segundo a Light, a empresa atuou desde o início da noite para tentar restabelecer a energia nos locais afetados. Os bairros com mais ocorrência são Tijuca, Santa Teresa e Estácio. Segundo o COR houve quedas de árvores  nas ruas Professor Eurico Rabêlo, Tuiuti, Carmela Dutra, Couto Magalhães, no Boulervad 28 de Setembro, na Avenida Mem de Sá.
O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam município, afetando a rotina de parte da população.

Na Lapa, na Avenida Mem de Sá, árvore caiu sobre carros Foto: COR / Divulgação
Na Lapa, na Avenida Mem de Sá, árvore caiu sobre carros Foto: COR / Divulgação

Transporte público sofre com transtornos

Nos trens, o temporal chegou a fazer com que a Supervia interrompesse a circulação de todos os ramais, mas, às 20h55m, os trens operam com intervalos irregulares. No VLT, todas as linhas também ficaram fora de operação por conta de trechos alagados ao longo dos trilhos. O metrô funciona normalmente.

Acúmulo de chuva

Às 20h45m, os maiores acumulados de chuva registrados pelo Alerta Rio, da prefeitura, eram em regiões do Centro e zonas Sul e Norte. Em apenas 15 minutos, houve um acúmulo de chuva de 16,6mm na Urca. Em 1 hora, Laranjeiras teve um acúmulo de chuva de 42,2 mm. Em Santa Teresa, o volume foi de 42,6 mm no mesmo período desde cedo. Em São Cristóvão, 28,8 mm e, na Tijuca, 29,2mm.
https://oglobo.globo.com

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *